Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de aptâmeros de RNA no diagnóstico e terapêutica do câncer de próstata

Processo: 12/24911-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Laura Sterian
Beneficiário:Karina Marangoni
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias da próstata   Técnicas e procedimentos diagnósticos   Terapêutica   Urologia

Resumo

Muitos estudos têm sido feitos na tentativa de compreender os complexos mecanismos moleculares envolvidos na oncogênese e progressão do câncer de próstata (CaP). As metodologias biotecnológicas atuais, especialmente estudos genômicos, estão adicionando aspectos importantes nesta área. A identificação recente de novas classes de RNAs não-codificantes (ncRNAs) envolvidos em etapas importantes da formação e da progressão do câncer, reforça o papel destes transcritos no processo de tumorigênese. O gene antígeno câncer prostático 3 (PCA3) é expresso especificamente na próstata e apresenta-se superexpresso no CaP em relação aos tecidos de hiperplasia prostática benigna (HPB) e tecidos normais. O fato do PCA3 ser um ncRNA próstata-específico, o torna um marcador promissor para o diagnóstico precoce do tumor prostático, além de fornecer ferramenta poderosa para o desenvolvimento de novas estratégias de tratamentos para pacientes com CaP. No entanto as funções deste transcrito no desenvolvimento e na progressão do CaP são desconhecidas. A descoberta dos aptâmeros, cuja afinidade e especificidade assemelham-se aos anticorpos terá um impacto futuro nos diagnósticos. Estes são moduladores artificiais específicos de processos biológicos, imitando o comportamento das sequências antisense. O objetivo deste trabalho é investigar novos alvos moleculares de uso diagnóstico e terapêutico para o CaP, por meio da validação de aptâmeros de RNA ligantes específicos ao RNA nativo não-codificante PCA3. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARANGONI, KARINA; NEVES, ADRIANA F.; ROCHA, RAFAEL M.; FARIA, PAULO R.; ALVES, PATRICIA T.; SOUZA, ALINE G.; FUJIMURA, PATRICIA T.; SANTOS, FABIANA A. A.; ARAUJO, THAISE G.; WARD, LAURA S.; GOULART, LUIZ R. Prostate-specific RNA aptamer: promising nucleic acid antibody-like cancer detection. SCIENTIFIC REPORTS, v. 5, JUL 15 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.