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Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais

Processo: 13/00376-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Luciana Carla dos Santos Elias
Beneficiário:Márcia Viana Amaral
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Distúrbios do comportamento   Comportamento social   Habilidades sociais   Plataforma (computação)   Coleta de dados   Análise qualitativa

Resumo

Ao ingressar em um novo grupo, a criança precisa adquirir novas habilidades sociais e/ou de adequar as já existentes. O termo Habilidades Sociais (HS) se aplica às diferentes classes de comportamentos sociais do repertório de um indivíduo e devem colaborar para a resolução de problemas imediatos e redução da ocorrência de problemas futuros. Dentre as diferentes HS, o presente estudo destacará as Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais (HSPI). Crianças com melhor desempenho nas HSPI mostram-se melhor ajustadas às situações de vida em relação as que apresentam dificuldades nessas habilidades, constituindo-se, portanto, em um fator de proteção e adaptação psicossocial. As HSPI são aprendidas, passíveis de intervenção e apresentam caráter preventivo. Dessa forma, este estudo tem como objetivo verificar as HSPI, problemas de comportamento e desempenho acadêmico em crianças antes e após um treino específico para o desenvolvimento das HSPI. Participarão do projeto 54 crianças (27 do grupo de intervenção e 27 do grupo controle), de ambos os sexos, de 10 a 11 anos, matriculadas no 5° ano do Ensino Fundamental I, junto à rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista suas professoras. As crianças serão avaliadas quanto às HSPI, características comportamentais e desempenho acadêmico antes e após a intervenção e 5 meses após o término da intervenção. Os instrumentos utilizados na coleta de dados serão o Teste de Solução de Problemas Interpessoais em Crianças (CHIPS), Teste de Desempenho Escolar (TDE) e o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SRSS-BR), formulário para professores. A análise de dados será realizada através do programa computacional SPSS Statistics. Ainda, serão realizadas análises qualitativas das respostas das crianças nos diferentes momentos de avaliação.(AU)

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