Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do manejo, qualidade nutricional e microbiológica do colostro e do fator humano na transferência de imunidade passiva em bezerras

Processo: 12/17740-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Carla Maris Machado Bittar
Beneficiário:Glauber dos Santos
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento animal   Manejo animal   Colostro   Imunidade   Imunoglobulinas   Bezerros

Resumo

A fase de cria e recria de animais gera elevados custos no sistema de produção de leite, além de ocupar uma grande área dentro da propriedade. Portanto, reduzir a duração deste período significa tornar o animal produtivo mais rápido e possibilidade de liberar áreas para outras atividades. Um dos motivos de baixo desempenho dos animais neste período está na falha do processo de colostragem. Apesar do colostro ser a principal fonte de imunoglobulinas e nutrientes ao neonato, ele pode apresentar baixa qualidade nutricional e microbiológica. Tal fato predispõe os recém-nascidos à falha na transferência de imunidade passiva, retardando o desempenho animal. Por essas razões, objetiva-se caracterizar o manejo da criação de bezerras, através de um levantamento das principais práticas zootécnicas utilizada, avaliar a composição nutricional e microbiológica do colostro e a influência do fator humano na falha de transferência de imunidade passiva em bezerras. O projeto será desenvolvido em 40 propriedades, localizadas no Estado de Minas Gerais, pela equipe do Laboratório de Metabolismo Animal, pertencente à Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), localizada em Piracicaba - SP. Como variáveis independentes, serão feitas análises da qualidade nutricional e microbiológica do colostro, bem como informações de auto-relatos de atitude e comportamento de colaboradores envolvidos com a criação das bezerras. Estas serão obtidas através de um questionário semiestruturado, no início de cada entrevista será explicada a pesquisa, seu propósito e, também, será fornecida a garantia de sigilo das informações coletadas. Como variáveis dependentes serão estimadas as concentrações séricas de proteína total de bezerras com no máximo 24 horas após o consumo de colostro, através de um refratômetro portátil e valores apresentados em hemogramas, além do ganho de peso estimado na fase de aleitamento. Com a avaliação de composição nutricional e microbiológica do colostro, espera-se identificar o grau de risco, associados a falha de transferência de imunidade, que as bezerras estão submetidas. O levantamento das práticas de manejo durante as fases de aleitamento de bezerras, auxiliará na criação de um banco de dados com informações dos principais pontos onde pode ocorrer falha no processo. Espera-se mensurar a variação da transferência de imunidade passiva, que pode ser explicada pela mentalidade dos responsáveis pela criação de bezerras, apontando quais fatores de atitude e comportamento tem maior correlação com falhas na transferência de imunidade. Estes dados auxiliarão pesquisadores no direcionamento de projetos; técnicos extensionista em seus trabalhos de consultoria e em treinamento de pessoal; além de estimular as indústrias do setor, a desenvolverem ferramentas que auxiliem os produtores de leite. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, GLAUBER; DA SILVA, JACKELINE THAIS; DA ROCHA SANTOS, FLAVIA HERMELINA; MACHADO BITTAR, CARLA MARIS. Nutritional and microbiological quality of bovine colostrum samples in Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 46, n. 1, p. 72-79, JAN 2017. Citações Web of Science: 2.
DOS SANTOS, GLAUBER; MACHADO BITTAR, CARLA MARIS. A survey of dairy calf management practices in some producing regions in Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 44, n. 10, p. 361-370, OCT 2015. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Glauber dos. Caracterização do manejo de bezerras, da qualidade nutricional e microbiológica do colostro e da atitude do tratador de bezerras. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.