Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da radiopacidade, escoamento, tempo de presa, pH, compressão e adesividade de cimento à base de silicato de cálcio.

Processo: 12/19721-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Mario Tanomaru Filho
Beneficiário:Camila Telles Lucas Nogueira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais biológicos

Resumo

Materiais derivados do Mineral Trióxido Agregado (MTA) e silicato de cálcio têm sido desenvolvidos. O objetivo do presente estudo será avaliar a radiopacidade, escoamento, tempo de presa, pH, compressão e resistência de união de um novo cimento à base de silicato de cálcio denominado Biodentine. Serão estudados os seguintes materiais: 1) MTA Branco-Angelus (MTA); 2) Biodentine (BDE); 3) Óxido de Zinco e Eugenol (OZE). Para o teste de radiopacidade serão realizadas radiografias juntamente com escala de alumínio. O teste de escoamento será baseado na norma ISO 6876, com variação na forma de análise. Para determinar o tempo de presa será utilizado teste padrão com agulha Gilmore. Para a mensuração de pH as avaliações serão realizadas por meio de um pHmetro digital. No teste de compressão será utilizado ensaio em máquina de testes mecânicos. Para avaliação da adesividade, o corpo-de-prova será realizado ensaio mecânico de push-out com célula de carga de 5 kN e velocidade de 1 mm/min. Os dados serão submetidos à análise estatística pelo teste de Análise de Variância e Tukey, com nível de significância de p< 0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)