Busca avançada
Ano de início
Entree

Metabolismo de poliaminas na embriogênese zigótica e somática de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze

Processo: 12/22738-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Eny Iochevet Segal Floh
Beneficiário:Leandro Francisco de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Embriogênese   Coníferas

Resumo

A Araucaria angustifolia é uma espécie arbórea nativa do Brasil. Em função da sua intensa exploração florestal, a espécie ocupa apenas 2% de sua vegetação natural. Neste sistema, técnicas biotecnológicas, como a embriogênese somática, embora restritas às fases iniciais do desenvolvimento dos embriões somáticos, podem ser integradas a programas de melhoramento genético e conservação. A similaridade entre a embriogênese somática e zigótica, tem permitido estudos comparativos que propiciam uma melhor compreensão destes processos de desenvolvimento, e a sua otimização para aplicação como técnica biotecnológica. O metabolismo de poliaminas, mais especificamente putrescina, espermidina e espermina, tem se demonstrado como fundamental para a compreensão e evolução da embriogênese zigótica e somática. Entretanto, as rotas de biossíntese e catabolismo destas substâncias, são pouco conhecidas em coníferas. Assim, o objetivo desse projeto é o estudo do metabolismo das poliaminas nos processos de embriogênese zigótica e somática de A. angustifolia. Para tanto, serão realizados estudos de atividade enzimática e expressão gênica de duas enzimas relacionadas à biossíntese de poliaminas (arginina descarboxilase e ornitina descarboxilase) durante o desenvolvimento dos embriões zigóticos e somáticos. Além disso, os níveis de aminoácidos serão avaliados e a sua presença será correlacionada com as concentrações de poliaminas em embriões zigóticos e somáticos. Os resultados permitirão uma melhor compreensão do metabolismo de poliaminas em A. angustifolia, durante os processos envolvendo a formação do embrião, bem como fornecer informações essenciais para o estabelecimento de protocolos eficientes para embriogênese somática de coníferas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, LEANDRO FRANCISCO; DOS SANTOS, ANDRE LUIS WENDT; FLOH, ENY IOCHEVET SEGAL. Polyamine and amino acid profiles in immature Araucaria angustifolia seeds and their association with embryogenic culture establishment. TREES-STRUCTURE AND FUNCTION, v. 34, n. 3 DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
DE OLIVEIRA, LEANDRO FRANCISCO; NAVARRO, BRUNO VIANA; CERRUTI, GIOVANNI VICTORIO; ELBL, PAULA; MINOCHA, RAKESH; MINOCHA, SUBHASH C.; WENDT DOS SANTOS, ANDRE LUIS; SEGAL FLOH, ENY IOCHEVET. Polyamine- and Amino Acid-Related Metabolism: The Roles of Arginine and Ornithine are Associated with the Embryogenic Potential. Plant and Cell Physiology, v. 59, n. 5, p. 1084-1098, MAY 2018. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Leandro Francisco de. Metabolismo de poliaminas na embriogênese zigótica e somática de Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze.. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.