Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da elevada concentração de glicose sobre a migração de fibroblastos periodontais: potencial regulação de GTPases Rho por micro RNAs

Processo: 12/24508-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Marinilce Fagundes dos Santos
Beneficiário:Mariana Marin Monteiro
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fibroblastos   Hiperglicemia   MicroRNAs

Resumo

O Diabetes mellitus (DM) é caracterizado por hiperglicemia (HG) crônica que, em um longo prazo, gera complicações associadas principalmente ao estresse oxidativo e glicação. Uma das complicações comuns do DM é a cicatrização deficiente; além do comprometimento do sistema vascular, existem estudos sugerindo o comprometimento de funções específicas dos fibroblastos, células importantes no processo cicatricial. Outra complicação frequente do DM é o aumento de incidência de doença periodontal (gengivite e periodontite) e, de forma geral, uma deficiência na cicatrização de lesões orais. Parte deste problema deriva de uma hipofunção de glândulas salivares, mas é provável que a função de fibroblastos na mucosa oral e periodonto também esteja alterada. No processo cicatricial, os fibroblastos proliferam, migram, sintetizam e degradam matriz extracelular (MEC). Na cicatrização/regeneração do ligamento periodontal a atividade migratória é especialmente relevante, já que estas células deverão povoar a superfície radicular limpa antes que o epitélio juncional da gengiva migre sobre a superfície dental e crie uma aderência para formar um epitélio juncional longo. Nós demonstramos recentemente que o estresse oxidativo promovido pela HG afeta negativamente a migração de fibroblastos em diferentes substratos, com redução da velocidade e direcionalidade celulares (LAMERS, et al., 2011). Este efeito foi acompanhado de aumento da frequência de processos celulares não produtivos, por serem instáveis e retrair com frequência. A HG também reduziu a maturação das adesões junto à MEC e aumentou a atividade das GTPases Rac1 e RhoA, que regulam respectivamente a formação dos processos celulares e a contratilidade celular. Também observamos uma diminuição na distribuição de diferentes integrinas na superfície celular (ALMEIDA, 2011). GTPases Rho são proteínas que participam de diferentes vias de sinalização e regulam a organização do citoesqueleto de actina e microtúbulos. Um aspecto importante e pouco explorado na regulação do citoesqueleto e da migração celular é o papel de microRNAs (miRNAs) em vias de sinalização envolvendo GTPases Rho. Sabe-se, no entanto, que o DM altera a expressão de diversos miRNAs (SHEN et. al., 2011). Sendo assim, este estudo tem como principais objetivos: 1) avaliar os efeitos de elevada concentração de glicose sobre a proliferação e migração de fibroblastos periodontais humanos, 2) avaliar a regulação da expressão de miRNAs pela glicose elevada e 3) avaliar a regulação da migração de fibroblastos periodontais por miRNAs diferencialmente expressos nestas condições. Acreditamos que este estudo possa revelar potenciais alvos reguladores da migração de fibroblastos periodontais a serem utilizados na terapia regenerativa em indivíduos normais e diabéticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTEIRO, MARIANA M.; LIMA, CILENE R.; GOMES, CIBELE C.; CRUZ, MARIO C.; HORLIANA, ANNA C. R. T.; SANTOS, MARINILCE F. Lowered Expression of MicroRNAs 221 and 222 Mediate Apoptosis Induced by High Glucose in Human Periodontal Ligament Cells. Cell Biochemistry and Biophysics, v. 78, n. 3, SI JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.