Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo químico e espectroscópico da dinâmica da vermicompostagem de resíduos da indústria de couro (curtumes) para produção de plantas de interesse econômico

Processo: 13/00744-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Olímpia de Oliveira Rezende
Beneficiário:Ramom Rachide Nunes
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/05041-0 - Estudo espectroscópico da dinâmica da vermicompostagem de resíduos da indústria de couro (curtumes) para produção de plantas de interesse econômico, BE.EP.DR
Assunto(s):Vermicompostagem   Química ambiental

Resumo

A atividade industrial para produção de couro gera elevada quantidade de resíduos potencialmente poluidores, ricos em substâncias tóxicas orgânicas e inorgânicas, com destaque para o crômio. Este cenário está presente em várias regiões do Brasil, principalmente a mesorregião de Bauru - SP, polo de referência neste segmento industrial. Os resíduos produzidos no beneficiamento e produção do couro compreendem principalmente a fração sólida (aparas e raspas curtidas) e, também, o lodo das estações de tratamento. Uma alternativa para a problemática ambiental que envolve estes resíduos seria transforma-los em compostos orgânicos nobres, em que a vermicompostagem se apresenta como alternativa viável. Vermicompostagem é um tipo de compostagem na qual se dá ênfase à ação detritívora das minhocas e dos microrganismos presentes em seu trato digestivo. Os resultados já observados na literatura são promissores, mas restritos ao prisma da agricultura e demais ciências agrárias. Neste trabalho, os resíduos frescos serão analisados quimicamente e via métodos espectroscópicos. Além disso, todo processo de vermicompostagem será monitorado, do início até a obtenção do vermicomposto, em análises quinzenais. Ao findar esta etapa, o vermicomposto será incorporado a amostras de solo e, em seguida, aplicado no cultivo do pimentão verde (Capsicum annuum L.), planta que para desenvolver-se demanda certa quantidade de crômio no solo. Assim, o presente estudo tem como objetivo verificar a potencialidade do uso dos resíduos industriais obtidos durante o processamento industrial do couro, apresentando a vermicompostagem como alternativa para este passivo ambiental, realizando um estudo químico e espectroscópico da dinâmica deste processo, indicando o caminho e fenômenos ocorridos ao longo da humificação da matéria orgânica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES, RAMOM R.; BONTEMPI, RHAISSA M.; MENDONCA, GIOVANE; GALETTI, GUSTAVO; REZENDE, MARIA OLIMPIA O. Vermicomposting as an advanced biological treatment for industrial waste from the leather industry. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND HEALTH PART B-PESTICIDES FOOD CONTAMIN, v. 51, n. 5, p. 271-277, MAY 3 2016. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.