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Medidas de desempenho para rodovias de pista simples no Brasil

Processo: 13/04267-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Operações de Transportes
Pesquisador responsável:Jose Reynaldo Anselmo Setti
Beneficiário:José Elievam Bessa Júnior
Supervisor: Scott S. Washburn
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Florida, Gainesville (UF), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/01809-0 - Medidas de desempenho para avaliação da qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil, BP.DR
Assunto(s):Engenharia de tráfego   Tráfego rodoviário   Rodovias   Análise de desempenho   Qualidade de serviço   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Medidas de desempenho | Nível de Serviço | Rodovias de pista simples | Simulação de tráfego | Engenharia de Tráfego

Resumo

Este projeto visa desenvolver uma parte da tese de doutorado do candidato, que tem como meta a obtenção de um método para avaliar a qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil. Para determinar o nível de serviço nessas estradas, o Highway Capacity Manual 2010 (HCM2010) propõe que sejam usadas a porcentagem de tempo viajando em pelotões (PTSF) e a velocidade média de viagem (ATS). A PTSF, no entanto, é impossível de ser obtida da observação direta do tráfego. Na literatura, encontram-se pesquisas que propõem medidas de desempenho partindo do princípio de que podem ser coletadas diretamente em campo. Com base nessa linha de pesquisa, pretende-se selecionar uma ou mais medidas de desempenho que sejam adequadas para determinar o nível de serviço no Brasil. Para isso, foi utilizado um conjunto de dados de tráfego coletados em rodovias brasileiras a fim de calibrar e validar o simulador CORSIM. Por meio de dados de tráfego sintéticos produzidos com o simulador, pretende-se desenvolver modelos que relacionem o fluxo de tráfego unidirecional com as medidas de desempenho a serem escolhidas neste projeto. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BESSA JR, JOSE ELIEVAM; SETTI, JOSE REYNALDO. Evaluating Measures of Effectiveness for Quality of Service Estimation on Two-Lane Rural Highways. JOURNAL OF TRANSPORTATION ENGINEERING PART A-SYSTEMS, v. 144, n. 9, . (10/01809-0, 13/04267-1)
BESSA, JR., JOSE ELIEVAM; SETTI, JOSE REYNALDO; WASHBURN, SCOTT S.. Evaluation of Models to Estimate Percent Time Spent Following on Two-Lane Highways. JOURNAL OF TRANSPORTATION ENGINEERING PART A-SYSTEMS, v. 143, n. 5, . (13/04267-1, 10/01809-0)

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