Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição fotoquímica de espécies reativas na degradação de poluentes orgânicos usando simulador solar e radiação gama

Processo: 13/05041-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Silva Costa Teixeira
Beneficiário:Ana Paula dos Santos Batista
Supervisor no Exterior: William J. Cooper
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of California, Irvine (UC Irvine), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/14889-7 - Estudo de degradação de antibióticos em concentração traço por processos foto-oxidativos, BP.PD
Assunto(s):Antibióticos   Radiação gama   Tratamento de efluentes industriais   Contaminantes químicos da água

Resumo

A contaminação de águas por resíduos de fármacos é frequentemente relatada na literatura. Os efeitos provocados por esses resíduos em seres humanos não estão bem elucidados, no entanto, cânceres de mama, testicular e de próstata e a diminuição da fertilidade masculina são doenças que estão relacionadas a esses contaminantes. Dessa forma, faz-se necessário estudo de processos que promova a degradação destes contaminantes emergentes. Nesse projeto de pesquisa será avaliada a eficiência de degradação de poluentes emergentes em solução aquosa por fotólise direta e indireta (simulador solar) e por processo de ionização da água por radiação gama (na prática o uso de feixes de elétrons como fonte de radiação). Estudos avançados de tecnologia para tratamento de água contaminada por antibióticos sulfametazina (SMT) e sulfamerazina (SMR) por reação com radicais hidroxila serão realizados, identificando seus principais produtos de degradação por LC/MS. Especial atenção será dada a avaliação da persistência dos antibióticos em diversas condições ambientais com intuito de compreender o destino ambiental desse poluente orgânico em águas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, ANA PAULA S.; TEIXEIRA, ANTONIO CARLOS S. C.; COOPER, WILLIAM J.; COTTRELL, BARBARA A. Correlating the chemical and spectroscopic characteristics of natural organic matter with the photodegradation of sulfamerazine. WATER RESEARCH, v. 93, p. 20-29, APR 15 2016. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.