Busca avançada
Ano de início
Entree

De Propp a Ricoeur: origens e impasses da semiótica narrativa

Processo: 12/21220-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Jean Cristtus Portela
Beneficiário:Aline Aparecida dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Epistemologia

Resumo

A Semiótica greimasiana é um projeto coletivo de construção teórica, projeto esse que resta ainda em larga medida a ser estudado do ponto de vista de sua história e epistemologia. Este trabalho propõe uma reflexão de ordem histórica e conceitual sobre a Semiótica Narrativa de inspiração greimasiana, partindo das ideias fundadoras de V. Propp, C. Lévi-Strauss e A. J. Greimas até chegar aos problemas teóricos do modelo greimasiano suscitados por P. Ricoeur, que trazem à tona aspectos importantes para a compreensão crítica da Semiótica Narrativa, na medida em que, ao oferecer uma abordagem filosófica do modelo e questionar algumas de suas bases, permite-nos refletir sobre as escolhas e impasses que se manifestam no exercício de sua construção teórica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Aline Aparecida dos. De Propp a Ricoeur : origens e impasses da semiótica narrativa. 2014. 84 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.