Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do ensino sistemático e informatizado sobre comportamentos externalizantes concorrentes à aprendizagem de leitura e escrita

Processo: 12/23526-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Priscila Meireles Guidugli
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Distúrbios do comportamento

Resumo

Leitura e escrita são processos comportamentais passíveis de análise, isto é, de decomposição em unidades menores e ensino direto de seus componentes de forma eficaz. A literatura aponta uma diversidade de estudos sobre o paradigma da equivalência de estímulos e a utilização do procedimento de MTS (matching to sample) para aquisição de repertórios de leitura escrita. Atualmente bons resultados são conseguidos inclusive por meio informatizado. Constam também trabalhos que relacionam dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento externalizantes das crianças, bem como o manejo inadequado de atividades educacionais. No entanto, são poucos os estudos brasileiros sobre o assunto. Desta forma, este estudo propõe uma análise multifatorial, ou seja, por meio de um banco de dados serão selecionadas crianças com déficits na aprendizagem de leitura e escrita que possam ser beneficiadas com o uso do software ProgLeit, as quais tenham problemas de comportamento externalizantes, possíveis concorrentes às tarefas acadêmicas aferidos pelos instrumentos para rastreamento de casos clínicos utilizados com professores e cuidadores. Posteriormente a cada unidade de ensino do ProgLeit, serão coletados novos dados com instrumentos e análises serão realizadas para verificar se com o ensino sistemático e informatizado de leitura e escrita a ocorrência de problemas de comportamento externalizante diminui, enquanto as dificuldades de aprendizagem são diminuídas também. As medidas de aprendizagem do Progleit e relato de pais e professores a partir das respostas dos instrumentos serão relacionadas para verificar se houve mudança de comportamento da criança nos dois ambientes.Palavras chave: Ensino Informatizado, Relações de equivalência, Problemas de comportamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUIDUGLI, Priscila Meireles. Efeitos do ensino sistemático e informatizado sobre comportamentos externalizantes concorrentes à aprendizagem de leitura e escrita. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.