Avaliacao de procedimento informatizado para ensinar habilidades de leitura e escr...
Ampliação das atividades de um currículo suplementar de ensino de leitura e escrit...
Processo: | 12/23526-5 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de abril de 2013 |
Vigência (Término): | 31 de agosto de 2014 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Psicologia |
Pesquisador responsável: | Ana Claudia Moreira Almeida Verdu |
Beneficiário: | Priscila Meireles Guidugli |
Instituição-sede: | Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil |
Assunto(s): | Distúrbios do comportamento |
Resumo Leitura e escrita são processos comportamentais passíveis de análise, isto é, de decomposição em unidades menores e ensino direto de seus componentes de forma eficaz. A literatura aponta uma diversidade de estudos sobre o paradigma da equivalência de estímulos e a utilização do procedimento de MTS (matching to sample) para aquisição de repertórios de leitura escrita. Atualmente bons resultados são conseguidos inclusive por meio informatizado. Constam também trabalhos que relacionam dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento externalizantes das crianças, bem como o manejo inadequado de atividades educacionais. No entanto, são poucos os estudos brasileiros sobre o assunto. Desta forma, este estudo propõe uma análise multifatorial, ou seja, por meio de um banco de dados serão selecionadas crianças com déficits na aprendizagem de leitura e escrita que possam ser beneficiadas com o uso do software ProgLeit, as quais tenham problemas de comportamento externalizantes, possíveis concorrentes às tarefas acadêmicas aferidos pelos instrumentos para rastreamento de casos clínicos utilizados com professores e cuidadores. Posteriormente a cada unidade de ensino do ProgLeit, serão coletados novos dados com instrumentos e análises serão realizadas para verificar se com o ensino sistemático e informatizado de leitura e escrita a ocorrência de problemas de comportamento externalizante diminui, enquanto as dificuldades de aprendizagem são diminuídas também. As medidas de aprendizagem do Progleit e relato de pais e professores a partir das respostas dos instrumentos serão relacionadas para verificar se houve mudança de comportamento da criança nos dois ambientes.Palavras chave: Ensino Informatizado, Relações de equivalência, Problemas de comportamento. | |
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