Busca avançada
Ano de início
Entree

Teoria Crítica e Utopia

Processo: 12/23830-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Marcos Severino Nobre
Beneficiário:Maria Érbia Cássia Carnaúba
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/03610-7 - Teoria crítica e utopia, BE.EP.DR
Assunto(s):Utopia   Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Teoria Crítica | utopia | Teoria Crítica

Resumo

RESUMO: O objetivo deste projeto é retomar a gênese da utopia no eixo temático Teoria Critica, a fim de sustentar a tese de que surge neste momento uma "concepção crítica" do conceito a partir da apreensão de sua tradição na história. Trata-se de uma apropriação da Teoria Tradicional pela Teoria Crítica que, de certa maneira, fora negligenciada pela segunda. Circunscrevemos tal tarefa na obra de Herbert Marcuse, pois, por mais que o autor oscile em suas perspectivas de saída, a utopia é uma constante em sua obra. Além disso, uma "nova" concepção de utopia surge no conjunto de sua obra. Nova no sentido de que Marcuse se empenhou em fazer uma crítica ao aspecto "Tradicional" de utopia, que fora criticado por Marx e pelos fundadores da Teoria Crítica. Na trajetória de Marcuse, a utopia está sempre presente, desde os textos sobre a biologia até seu livro mais sombrio One-Dimensional Man, passando pelo O Fim da Utopia. Seria este o legado de Herbert Marcuse? Mesmo seguindo uma vertente em que a utopia é negada, Marcuse busca ressignificar e rearticular esta noção, de modo a contrapô-la àquela antiga e ressaltar seus potenciais emancipatórios. Esta retomada se justifica, na medida em que é necessário ainda recolocar o conceito de utopia no debate atual da Teoria Critica, uma vez que: se um dos horizontes da Teoria Critica é a emancipação, deveríamos, portanto, questionar: partindo ainda desse horizonte de emancipação, como seria possível vislumbrá-la sem ser utópico no sentido tradicional? Reconstruir a subtração desse conceito na história será tarefa motriz dessa pesquisa. Nosso empenho não está somente no mapeamento deste conceito na obra de Marcuse, mas em ressaltar um legado filosófico e político da persistência desse autor que defendeu até o fim de sua vida o fim da repressão abusiva e a busca de um mundo emancipado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARNAÚBA, Maria Érbia Cássia. Teoria crítica e utopia. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.