Busca avançada
Ano de início
Entree

Teoria quântica de campos a temperatura finita e o efeito Unruh

Processo: 12/24728-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Daniel Augusto Turolla Vanzella
Beneficiário:Cesar Augustus Uliana Lima
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Relatividade geral   Quebra espontânea de simetria   Efeito Fulling-Davies-Unruh   Teoria quântica de campos   Curvatura do espaço-tempo

Resumo

O propósito do presente projeto de doutorado é o de investigar as semelhanças e diferenças entre o banho térmico em que um observador uniformemente acelerado no vácuo de Minkowski sente-se imerso (efeito Unruh) e estados de temperatura usuais em teorias quânticas de campos (TQCs). Em particular, pretendemos analisar se a temperatura do banho térmico de Unruh é capaz deinduzir transições de fase ou restaurar uma simetria que a temperaturas baixas (como paraobservadores inerciais no vácuo de Minkowski) encontra-se espontaneamente quebrada. Utilizaremos, para isso, processos de Física de Partículas que discirnam as diferentes fases(simétrica ou não) de uma TQC. Com isso, tentaremos dar alguma contribuição à controvérsia sobre o tema presente na literatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ULIANA LIMA, CESAR A.; BRITO, FREDERICO; HOYOS, JOSE A.; TUROLLA VANZELLA, DANIEL A. Probing the Unruh effect with an accelerated extended system. NATURE COMMUNICATIONS, v. 10, JUL 10 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.