Busca avançada
Ano de início
Entree

As TIC e a educação: formação continuada de professores em uma escola pública no município de Orindiúva- SP

Processo: 13/00225-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Solange Vera Nunes de Lima D Agua
Beneficiário:Crislei Mayara Poi Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental   Tecnologias da informação e comunicação   Ensino público   Formação continuada do professor   Formação de professores   Pesquisa qualitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino e aprendizagem | Formação continuada de professores | Tic | Tecnologias e formação

Resumo

O presente trabalho visa entender o potencial pedagógico desempenhado pelas TIC nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamental tendo como lócus uma escola pública do município de Orindiúva- São Paulo e, ao mesmo tempo, reconhecer como essas ferramentas são apresentadas aos profissionais que atuam nessa escola, uma vez que estão presentes em diversas instituições educacionais brasileiras. Na atualidade, muitos são os estudos que apontam a inserção das TIC na educação, contudo, para que possamos compreender e analisar quais as concepções que fundamentam o trabalho pedagógico, é preciso reconhecer como acontece a formação continuada de professores e gestores nas escolas públicas. Os fundamentos teóricos utilizados e a organização dos sistemas de ensino em relação aos processos formativos dos professores e gestores poderão indicar uma análise mais pontual da realidade escolar. O uso das TIC como ferramentas aliadas a diferentes metodologias e estratégias poderão ser usadas no sentido de qualificar o trabalho pedagógico da escola de educação básica. Trata-se de uma pesquisa na abordagem qualitativa sendo organizada a partir de estudos de subsídios teóricos e da investigação participativa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)