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A adoção de sistema apostilado de ensino num município do interior paulista: a visão de professores polivalentes e especialistas

Processo: 13/00206-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Silvio Cesar Nunes Militão
Beneficiário:Mayara Faria Miralha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Coleta de dados   Pesquisa empírica   Pesquisa bibliográfica   Análise de conteúdo   Análise documentária   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação municipal | municipalização do ensino fundamental | professor especialista | Professor polivalente | sistema apostilado de ensino | Política Educacional

Resumo

A adoção de sistemas apostilados de ensino privados pelas administrações municipais configura-se como uma crescente tendência no âmbito do Estado de São Paulo, notadamente a partir de meados dos anos 2000, fortemente impulsionada pelo contemporâneo processo de municipalização do ensino fundamental e cujas consequências/implicações para a educação/escola pública estão por ser analisadas de maneira mais acurada. Considerando que "casos de apostilamento" de sistemas/redes municipais de ensino já se materializam na Região Administrativa de Presidente Prudente, a presente pesquisa tem como objetivo precípuo analisar a adoção/utilização de sistema apostilado de ensino privado na rede pública municipal de ensino fundamental de Álvares Machado (SP) - município pertencente à região supracitada e intencionalmente selecionado como lócus da pesquisa empírica proposta - a partir da visão de professores polivalentes e especialistas. Para tanto, a investigação em tela - de natureza qualitativa - se valerá dos seguintes procedimentos metodológicos para coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista do tipo semiestruturada com dez professores municipais de ensino fundamental (cinco polivalentes e cinco especialistas), os quais serão aleatoriamente escolhidos. A análise final dos dados reunidos será feita à luz do referencial teórico norteador da pesquisa e mediante análise de conteúdo. (AU)

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