Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem motora por meio de realidade aumentada na paralisia cerebral

Processo: 13/00619-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Beneficiário:Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Anfitrião: Geert J. P. Savelsberg
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University Amsterdam (VU), Holanda  
Assunto(s):Neurologia   Paralisia cerebral   Aprendizado computacional   Atividade motora

Resumo

A Paralisia Cerebral (PC) tem como característica dificuldades variáveis na ação muscular, com resultante incapacidade do indivíduo em realizar movimentos funcionais. Uma opção para propiciar funcionalidade ao indivíduo com PC é a utilização dos avanços da computação. O objetivo deste trabalho é verificar se um movimento com realidade aumentada, por meio da utilização de interface sem contato físico, facilita a realização de atos funcionais para indivíduos com Paralisia Cerebral. Para tanto, será desenvolvido um programa de computador com tarefa de timing coincidente que será realizado por meio de duas interfaces, quais sejam; a) interface física: na qual o indivíduo irá realizar o toque no teclado do computador para finalizar a tarefa e b) interface virtual: na qual o indivíduo realizará um movimento em direção a uma webcam, neste caso a tarefa é finalizada sem a necessidade de um toque físico. Para a realização deste trabalho avaliar-se-ão 30 indivíduos com PC que constituirão o grupo experimental e 30 indivíduos sem deficiência que formarão o grupo controle pareados por idade e sexo. Para análise dos dados serão utilizadas como medidas de desempenho aquelas relativas ao alcance da meta da tarefa considerando-se o erro constante e erro absoluto. Serão analisados valores intragrupo e intergrupo considerando o tempo de toque do sensor virtual ou teclado. Os resultados ofereceram dados para futuras intervenções com utilização de atualidades tecnológicas que possibilite maior funcionalidade para indivíduos com PC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELLO MONTEIRO, CARLOS BANDEIRA; DA SILVA, TALITA DIAS; DE ABREU, LUIZ CARLOS; FREGNI, FELIPE; DE ARAUJO, LUCIANO VIEIRA; INOCENCIO BORBA FERREIRA, FERNANDO HENRIQUE; LEONE, CLAUDIO. Short-term motor learning through nonimmersive virtual reality task in individuals with down syndrome. BMC Neurology, v. 17, . (12/16970-6, 13/00619-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.