Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento do nanocompósito Y-TZP/MWCNT-COOH para uso odontológico: caracterização e envelhecimento

Processo: 13/00728-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Paulo Francisco Cesar
Beneficiário:Lucas Hian da Silva
Supervisor no Exterior: Ulrich Lohbauer
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), Alemanha  
Vinculado à bolsa:12/10955-5 - Desenvolvimento do nanocompósito Y-TZP/MWCNT-COOH para uso odontológico: caracterização e envelhecimento, BP.DR
Assunto(s):Nanocompósitos   Nanotubos de carbono   Porcelana dentária   Zircônia tetragonal policristalina estabilizada com ítrio (Y-TZP)

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal durante o estágio de pesquisa no exterior realizar a caracterização mecânica de maneira aprofundada do nanocompósito de Y-TZP/MWCNT-COOH e sua comparação com o material controle Y-TZP na intenção de validar sua aplicação clínica. Os objetivos consistem em avaliar e comparar o compósito desenvolvido com o material convencional (Y-TZP) quanto a sua resistência à flexão após envelhecimento por ciclagem termo-mecânica em ambiente simulando condições próximas ao da cavidade oral, e obter valores de limite de fadiga cíclica e parâmetros de crescimento subcrítico de trinca na intenção de utilizar estas informações para responder ao comportamento do material quando utilizado em futuras aplicações para restaurações protéticas. As amostras em forma de barra serão submetidas a ciclagem termo-mecânica em saliva artificial sendo realizados um total de 3.600.000 ciclos mecânicos e 18.000 ciclos térmicos em máquina de simulação de mastigação Chewing simulator CS-4.8 (SD Mechatronik, Feldkirchen, Alemanha). Após o envelhecimento por ciclagem, estas amostras serão testadas quanto à sua resistência à flexão de 4 pontos (n=30) seguindo recomendações da norma ISO 6872:2008. Os dados serão submetidos à análise de Weibull para confiabilidade de cada material (5%) e identificação de diferenças entre os grupos usando os intervalos de confiança. O Limite de fadiga cíclica será obtido pelo método da escada (staircase) utilizando equipamento de fadiga cíclica DynaMess TP 5 kN HF (DynaMess, Aachen, Alemanha) que também possibilitará o cálculo dos parâmetros de crescimento subcrítico da trinca (n* e A*). (AU)