Busca avançada
Ano de início
Entree

Emissão ultra-fraca de luz em protozoários

Processo: 13/01501-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 03 de junho de 2013
Vigência (Término): 02 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:José Euclides Stipp Paterniani
Beneficiário:Samuel Ricardo dos Santos
Supervisor: Masakazu Katsumata
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Hamamatsu Photonics K. K., Japão  
Vinculado à bolsa:10/07792-1 - DETECÇÃO DA EMISSÃO ULTRAFRACA DE LUZ EM Giardia spp, BP.DR
Assunto(s):Biofotônica   Luminescência   Oocistos   Protozoa   Giardia lamblia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biophotons | Delayed Luminescence | Giardia lamblia | Photon-counts | Ultra-weak light emission | water quality | Biofotônica

Resumo

Essa proposta visa a caracterização e a avaliação de novos cenários em experimentos envolvendo protozoários (Giardia lamblia e Cryptosporidium parvum) utilizando marcadores celulares e medidas luminescência retardada em câmaras fotomultiplicadoras. O objetivo desse estágio é o desenvolvimento de experimentos visando a análise de atividade metabólica de (oo)cistos como método de viabilidade, comparando-se com resultados já obtidos no Brasil em tese de doutorado em andamento na UNICAMP. Ambas séries de experimentos (Giardia e Cryptosporidium) serão desenvolvidas com apoio da Hamamatsu Photonics com análise dos dados com a colaboração do Dr. Katsumata e equipe de pesquisa. Experimentos com (oo)cistos serão conduzidos no Instituto Nacional de Doenças Infecciosas - NIID em Tokyo com a colaboração da Hamamatsu Photonics e pesquisadores do NIID. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, SAMUEL RICARDO; BRANCO, NILSON; BUENO FRANCO, REGINA MAURA; STIPP PATERNIANI, JOSE EUCLIDES; KATSUMATA, MASAKAZU; BARLOW, PETER W.; GALLEP, CRISTIANO DE MELLO. Fluorescence decay of dyed protozoa: differences between stressed and non-stressed cysts. LUMINESCENCE, v. 30, n. 7, p. 1139-1147, . (10/07792-1, 11/10763-6, 13/01501-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.