Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de genes de Burkholderia sp. associados ao controle biológico de patógenos

Processo: 13/02124-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de abril de 2013
Vigência (Término): 30 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Welington Luiz de Araújo
Beneficiário:Welington Luiz de Araújo
Anfitrião: Joyce Loper
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Oregon State University (OSU), Estados Unidos  
Assunto(s):Burkholderia   Controle biológico   Ecologia microbiana

Resumo

O gênero Burkholderia é composto por bactérias Gram-negativas, que apresentam uma elevada diversidade fisiológica e genética. As bactérias pertencentes a este gênero estão sendo objeto de estudos e tem sido amplamente utilizadas para uma série de aplicações biotecnológicas, como agentes de biocontrole, promotores de crescimento vegetal, bioremediação / biodegradação e como produtor de importantes moléculas de interesse na medicina, agricultura e indústria. Em projeto anterior (Processos. FAPESP no. 2008/52407-9; no. 2008/52406-2; no. 2008/56505-5), uma biblioteca de mutantes foi gerada a partir de Burkholderia cenocepacea linhagem TC3.4.2R3. Esta bactéria foi isolada endofiticamente a partir de raízes de cana de açúcar (Proc. FAPESP 2002/14143-3), e neste projeto foi observado que este isolado apresenta a capacidade de controlar fungos e bactérias patogênicas, bem como produzir antibióticos. Alguns mutantes, defectivos no controle destes patógenos e não produtores de antibióticos foram caracterizados mostrando que sequências similares aos genes da piocina, patatina, enzimas de modificação e fatores de transcrição estão relacionados com a atividade antimicrobiana e respostas de defesa em plantas. Assim, este projeto visa fazer o nocaute desses genes afim de confirmar a sua função, contribuindo para um melhor entendimento do envolvimento desses genes de B. cenocepacea em diversos processos biológicos relacionados ao controle de doenças microbianas em plantas e síntese de moléculas de bioativas. Estes genes, se melhor caracterizados, podem contribuir para o desenvolvimento estratégias e produtos aplicáveis em diferentes áreas como a síntese de biomoléculas, geração de microrganismos recombinantes, plantas geneticamente modificadas, entre outras aplicações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, WELINGTON L.; CREASON, ALLISON L.; MANO, EMY T.; CAMARGO-NEVES, ALINE A.; MINAMI, SONIA N.; CHANG, JEFF H.; LOPER, JOYCE E. Genome Sequencing and Transposon Mutagenesis of Burkholderia seminalis TC3.4.2R3 Identify Genes Contributing to Suppression of Orchid Necrosis Caused by B-gladioli. MOLECULAR PLANT-MICROBE INTERACTIONS, v. 29, n. 6, p. 435-446, JUN 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.