Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção de polissacarídeos fúngicos para aplicação biomédica: utilização de ressonância magnética nuclear e espectrometria de massa para caracterização estrutural

Processo: 13/02601-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 19 de setembro de 2013
Vigência (Término): 18 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Corradi Custodio da Silva
Beneficiário:Maria de Lourdes Corradi Custodio da Silva
Anfitrião: Jesús Jiménez Barbero
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Local de pesquisa : Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha  
Assunto(s):Carboidratos   Ressonância magnética nuclear   Glicoconjugados   Metilação   Polissacarídeos

Resumo

O número de pesquisas das propriedades terapêuticas de substâncias produzidas por fungos intensificou a busca pela obtenção e isolamento desses micro-organismos. Há estudos de condições apropriadas de cultivo para produção de metabólitos secundários, entre eles os polissacarídeos que constituem uma importante classe de substâncias bioativas. Estas moléculas podem atuar como modificadores da resposta biológica (antitumoral, antiinflamatória, antioxidante, entre outras). O conhecimento da estrutura química da molécula é um dos passos para o entendimento do mecanismo biológico do qual ela participa. Assim, este projeto tem como um primeiro objetivo a determinação da estrutura de polissacarídeos, usando os métodos tradicionais da química de carboidratos e análises de ressonância magnética nuclear de carbono treze e próton - uni e bidimensionais -, além de GC/MS. Os polissacarídeos investigados serão extraídos da biomassa e/ou produzidos extracelularmente (exopolissacarídeos) por vários fungos filamentosos.Estudos mostram que polissacarídeos sulfatados (natural ou semi-síntese) apresentam atividades anticoagulante e antitrombótica, que são atribuídas à presença de grupos sulfato. Isto justifica o segundo objetivo deste projeto - a seleção de alguns polissacarídeos que serão quimicamente derivatizados por sulfatação e, então, a verificação do potencial anticoagulante dessas moléculas modificadas será feita por meio de ensaios de atividade anticoagulante. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEXANDRE, SAMARA M. A.; CORRADI DA SILVA, MARIA L.; VASCONCELOS, ANA F. D.; EXPOSTI, DIEGO T. D.; TISCHER, CESAR A.; PRIETO, ALICIA; DIAZ, DOLORES; KANENO, RAMON. Rhizoctonia solani fucomannogalactan: Chemical characterization and antiproliferative activity. International Journal of Biological Macromolecules, v. 115, p. 106-113, AUG 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.