Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição dos aerossóis orgânicos à deposição de nitrogênio reativo na América do Sul

Processo: 13/02101-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de junho de 2013
Vigência (Término): 09 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Karla Maria Longo de Freitas
Beneficiário:Madeleine Sánchez Gácita Casagrande
Supervisor no Exterior: Scot T. Martin
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/09934-3 - Deposição atmosférica de nitrogênio reativo na América do Sul, BP.DR
Assunto(s):Meteorologia ambiental   Aerossóis   Emissão de gases   Nitrogênio   Deposição atmosférica

Resumo

Os dados in-situ provenientes de diversos estudos sugerem que a contribuição de compostos orgânicos na deposição atmosférica total de nitrogênio reativo (Nr) é significativa tanto em escala global quanto na América do Sul. As incertezas na modelagem da fração orgânica de nitrogênio reativo (e a sua deposição) são também muito elevadas, sendo esta tipicamente subestimada nos modelos. O presente projeto tem como objetivo a diminuição da diferença entre os dados observacionais e os resultados da modelagem para o nitrogênio orgânico, com foco nas emissões provenientes de queimadas e seus processos de transporte e deposição, assim como a obtenção de um maior entendimento da fração orgânica de nitrogênio reativo no balanço e deposição totais de nitrogênio, e como esta pode estar relacionada com a concentração de massa e outros parâmetros das populações de aerossol relevantes. Em particular, propõe-se o estudo da relação entre a fração orgânica de nitrogênio na componente de aerossol, como determinada durante o experimento SAMBBA, e a correspondente população de aerossol modelada com CCATT-BRAMS. Este projeto de estágio de pesquisa no exterior está proposto para um período de nove meses e é o segundo de dois projetos BEPE propostos. Um primeiro projeto, com duração de três meses, tem como objetivo a compilação de uma base de dados que inclui a componente orgânica do balanço e a deposição de nitrogênio na América do sul, incluindo os dados obtidos na campanha do SAMBBA. Ambos os projetos se complementam mutuamente e contribuem com o estudo da contribuição dos aerossóis à fração orgânica da deposição de nitrogênio reativo, no contexto do projeto de doutorado "Deposição de nitrogênio reativo na América do Sul" (Processo 2012/09934-3). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GACITA, MADELEINE SANCHEZ; LONGO, KARLA M.; FREIRE, JULLIANA L. M.; FREITAS, SAULO R.; MARTIN, SCOT T. Impact of mixing state and hygroscopicity on CCN activity of biomass burning aerosol in Amazonia. Atmospheric Chemistry and Physics, v. 17, n. 3, p. 2373-2392, FEB 15 2017. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.