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Objetos de aprendizagem na sala de aula: recursos, metodologias e estratégias para melhoria da qualidade da aprendizagem

Processo: 13/00499-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Silvio Henrique Fiscarelli
Beneficiário:Juliana Carla Fleiria Pimenta
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/15487-0 - Objetos de aprendizagem na sala de aula: recursos, metodologias e estratégias para melhoria da qualidade da aprendizagem, AP.EP
Assunto(s):Aprendizagem escolar   Melhoria de qualidade   Formação de professores

Resumo

Várias pesquisas, avaliações e relatórios têm apontado que uma das possibilidades para melhorar a qualidade do ensino é inovar as metodologias e variar as formas de apresentação dos conteúdos escolares para os alunos. Essas inovações, em grande parte, estão associadas ao uso da tecnologia no processo de ensino. No entanto, a simples modernização de técnicas não garante melhorias significativas no processo educativo. Para viabilizar o uso das TICs na educação, é preciso antes compreender e validar as metodologias que sustentam e articulam o uso da tecnologia como potencializadora da aprendizagem. O grande papel de um Objeto de Aprendizagem é tornar o processo de aprendizagem contextualizado, lúdico e interativo, facilitando a compreensão dos fenômenos estudados e, consequentemente, auxiliando a prática docente. Assim, esta pesquisa busca desenvolver um conjunto de atividades que serão realizadas na Escola Estadual Bento de Abreu, no município de Araraquara, com objetivo de promover o uso regular de Objetos de Aprendizagem nas salas de aula, elaborados juntamente com professores de 4 disciplinas do currículo escolar. Pretende-se também acompanhar e avaliar os resultados e impactos na melhoria de qualidade da aprendizagem, utilizando-se de métodos de pesquisa quantitativos, com relação ao desempenho dos alunos, e qualitativos quanto ao processo como um todo. (AU)