Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodiversidade urbana e educação ambiental: concepções de estudantes do sexto ano e práticas na interface da escola com a cidade (São Carlos, SP)

Processo: 13/02289-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Haydée Torres de Oliveira
Beneficiário:Raquel Bianconi Angelo
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental

Resumo

Sabe-se que a sociedade encontra-se em uma grave crise socioambiental, de modo, que a degradação ambiental causada principalmente por ações antrópicas vem pondo em risco a sobrevivência dos seres vivos e pode levar a um sério desequilíbrio nos ecossistemas. Para transformar as realidades que nos levam a essa crise é necessário a promoção de ações inovadoras que utilizem o processo educativo como confrontador de atitudes, valores e concepções e que levem a conservação da biodiversidade do planeta. Biodiversidade que está presente inclusive nos ambientes urbanos, no qual se torna um importante indicador da qualidade de vida. Sendo assim, a presente pesquisa pretende investigar as concepções de alunas/os do ensino fundamental sobre biodiversidade no contexto urbano e a percepção dessas/es alunas/os sobre a importância desse elemento e suas interrelações com a qualidade ambiental. Para a coleta de dados serão utilizados questionários, produção de desenhos, observação participante e análise de materiais e atividades educativas sobre o tema. A pesquisa, definida como pesquisa-intervenção envolverá produção e análise de material de apoio e práticas de educação ambiental (visitas a áreas naturais, intermediárias e áreas verdes urbanas e utilização de diferentes recursos didáticos - jogos, vídeos, entre outros) subsidiadas pelos dados iniciais da pesquisa (questionários e desenhos). Pretende-se, com isso, compreender como o tema da biodiversidade vem sendo apresentado e contribuir para ampliar a abordagem do mesmo na escola básica.