Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabilização de emulsões de óleo em água por nanocristais de celulose, policátions e ultrassom

Processo: 13/03480-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Denise Freitas Siqueira Petri
Beneficiário:Amanda Araujo Domingues
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ultrassom   Nanocristais   Hidrólise enzimática

Resumo

Emulsões são largamente utilizadas em formulações de alimentos, cosméticos, tintas, produtos agrícolas, fármacos e na indústria de petróleo. As estratégias mais comumente utilizadas para estabilizar emulsões são o uso de tensoativos, polímeros funcionais, partículas sólidas e radiação ultrassônica. Neste projeto, será estudado a estabilidade coloidal de emulsões de óleo em água (O/A) na (a) ausência de estabilizantes, (b) na presença de poli(brometo de 4-vinil-N-pentil piridínio) (QPVP-C5), (c) na presença de nanocristais de celulose (NC) obtidos por hidrólise ácida e/ou enzimática e (d) na presença conjunta de QPVP-C5 e NC. Radiação ultrassônica será aplicada sobre esses sistemas para favorecer a diminuição do tamanho das gotas de óleo. A caracterização de sistemas coloidais bem como a estabilidade coloidal dos mesmos será investigada através do monitoramento de mudanças de transmitância de luz em função do tempo, de medidas de tamanho médio da gota de óleo e de distribuição de tamanho através de espalhamento de luz dinâmico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMINGUES, AMANDA A.; PEREIRA, FABIANO V.; SIERAKOWSKI, MARIA RITA; ROJAS, ORLANDO J.; PETRI, DENISE F. S. Interfacial properties of cellulose nanoparticles obtained from acid and enzymatic hydrolysis of cellulose. Cellulose, v. 23, n. 4, p. 2421-2437, AUG 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.