Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de dieta hiperlipídica em hepatócitos: impactos na geração de EROs

Processo: 13/03556-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Alicia Juliana Kowaltowski
Beneficiário:Pâmela Aiako Hypólito Brito Kakimoto
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/51906-1 - Bioenergética, transporte iônico, balanço redox e metabolismo de DNA em mitocôndrias, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):15/04232-9 - Efeitos de lipídeos na sinalização de insulina em hepatócitos: impactos na geração de EROs mitocondriais e óxido nítrico, BE.EP.IC
Assunto(s):Mitocôndrias   Espécies de oxigênio reativas   Dieta hiperlipídica

Resumo

Disfunções no catabolismo de lipídeos e o consequente acúmulo destes substratos no fígado estão relacionados a um aumento na geração de espécies reativas de oxigênio (EROs) e ao desenvolvimento de doenças metabólicas. Recentemente descrevemos a participação de very long chain acyl-CoA dehydrogenases (VLCADs) na geração de EROs em mitocôndrias de fígado de animais submetidos à dieta hiperlipídica (Cardoso, em revisão, anexo I). Estas enzimas fazem parte de uma família de flavoenzimas, acil-CoA desidrogenases (ACADs), que catalisam o passo limitante da beta-oxidação e possibilitam a transferência de elétrons à cadeia de transporte de elétrons. Os mecanismos de regulação das acil-CoA desidrogenases, no entanto, ainda não foram totalmente elucidados. Este projeto visa estudar os mecanismos de regulação da geração de EROs por VLCADs de animais submetidos a dieta hiperlipídica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAKIMOTO, PAMELA A.; KOWALTOWSKI, ALICIA J. Effects of high fat diets on rodent liver bioenergetics and oxidative imbalance. REDOX BIOLOGY, v. 8, p. 216-225, AUG 2016. Citações Web of Science: 38.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.