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Professor bilíngue Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)/Português: enfrentando o desafio de ensinar português como segunda língua para alunos surdos na primeira etapa do ensino fundamental

Processo: 13/04348-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Julia Caroline de Araujo Almeida
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/17730-9 - Educação inclusiva bilíngue: acompanhamento e implicações para ações pedagógicas junto a alunos surdos no ensino fundamental, AP.EP
Assunto(s):Educação para deficientes   Língua Brasileira de Sinais

Resumo

Conforme previsto no Decreto 5.626/2005 a professora bilíngue será responsável pela regência de uma turma de alunos surdos que frequentam a primeira etapa do ensino fundamental fazendo uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua de instrução. Entre os desafios que enfrentará nos processos de ensino-aprendizagem destes alunos, está a tarefa de ensinar o Português como segunda língua, tomando como base a LIBRAS. Atuará com crianças que, em geral, chegam à escola sem domínio do Português e da LIBRAS. Além disso, caberá a esta professora promover atividades que favoreçam a inter-relação dos alunos surdos com os alunos ouvintes que frequentam a mesma escola, assim como na relação com os demais professores responsáveis por estes alunos. Assim, o objetivo de sua bolsa de aperfeiçoamento pedagógico é documentar e refletir sobre o papel do professor bilíngue frente à organização curricular dos conteúdos, atividades e adaptações pedagógicas focalizando a apropriação do Português como segunda língua e a questão do Letramento em Português pelos alunos surdos na primeira etapa do Ensino Fundamental. O interesse principal é que ao final desta pesquisa os alunos surdos tenham ampliado seu domínio do Português escrito com alguma autonomia de leitura e escrita no português, resultado não alcançado pela maioria dos alunos surdos que frequentam atualmente esta etapa do Ensino Fundamental. (AU)

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