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Educação inclusiva bilíngue: filmagem, transcrição e organização dos dados referentes às ações pedagógicas no ambiente escolar do ensino fundamental

Processo: 13/04349-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Karen Adriana Godoy
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/17730-9 - Educação inclusiva bilíngue: acompanhamento e implicações para ações pedagógicas junto a alunos surdos no ensino fundamental, AP.EP
Assunto(s):Educação inclusiva   Língua Brasileira de Sinais   Surdez

Resumo

A política educacional vigente indica a inclusão de toda a criança na escola regular, respeitando suas necessidades e peculiaridades, todavia tais cuidados nem sempre lhe são proporcionados. Este é o caso da inclusão escolar de crianças e jovens surdos, que por sua dificuldade de acesso à língua utilizada pela maioria, ficam alijados dos processos de ensino-aprendizagem. Assim, torna-se urgente desenvolver, principalmente na educação básica, práticas pedagógicas atentas às necessidades de sujeitos surdos e iniciativas que propiciem a aquisição e o uso da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no espaço escolar. Além disso, ações nesta direção tornaram-se obrigatórias com a publicação do Decreto Federal 5.626/05 que trata da educação de surdos. Diante desta realidade, a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos-SP procurou a proponente, em 2011, para uma parceria Secretaria Municipal/Universidade visando a implantação de uma política de Educação Inclusiva Bilíngue no município. O projeto tem como proposta a filmagem da experiência de uma educação bilíngue para surdos e ouvintes em uma escola de ensino fundamental. Os arquivos digitais desta prática inclusiva de surdos possibilitarão o acesso a análise desta experiência em diferentes perspectivas. O projeto tem como proposta também a formação de apoio técnico para a transcrição para textos em língua portuguesa das filmagens da experiência de uma educação bilíngue para surdos em uma escola de ensino fundamental. A transcrição das filmagens possibilitará o acesso aos dados coletados por usuários e não usuários de LIBRAS, possibilitando uma análise desta experiência em diferentes perspectivas. (AU)