Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões sazonais na produção, composição química, cor e contraste dos frutos no cerrado

Processo: 12/19827-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Leonor Patricia Cerdeira Morellato
Beneficiário:Maria Gabriela Gutierrez de Camargo
Supervisor no Exterior: H. Martin Schaefer
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Freiburg, Alemanha  
Vinculado à bolsa:10/01762-3 - Padrões de frutificação e diversidade na produção, cor e composição química de frutos do cerrado: uma visão integrada, BP.DR
Assunto(s):Cerrado   Fenologia

Resumo

No cerrado, como em outras vegetações tropicais, predominam espécies com frutos zoocóricos, sendo a maioria ornitocórica. Apesar da importância dessa vegetação como fonte de recursos para a fauna, pouco se sabe a respeito da real oferta de frutos e como estes são disponibilizados ao longo do tempo. Além de dados quantitativos, devemos também considerar a qualidade nutricional dos frutos que pode ser associada a dados temporais de produção e à coloração dos frutos, aspecto fundamental na remoção por aves e que pode ser um sinal da qualidade dos frutos. Considerando a influência da sazonalidade climática na produção de frutos pelas plantas do cerrado, pretendemos investigar: i) como se dá a oferta de frutos pela comunidade arbustivo-arbórea, em quantidade e qualidade nutricional ao longo do tempo e se a cor dos frutos funciona como sinal visual de sua qualidade para aves e mamíferos; ii) propor uma metodologia adequada para avaliar as variações na caracterização do segundo plano dos frutos e seu contraste, considerando as mudanças sazonais na coloração da folhagem; e (iii) verificar como o padrão de amadurecimento e coloração dos frutos afetam a remoção de frutos de Miconia albicans. Para isso, contarei com dados já coletados e organizados em banco de dados, pretendo realizar as análises dos dados, incluindo análises de autocorrelação filogenética nas características de cor, fenologia e composição nutricional dos frutos, e trabalhar na redação de dois manuscritos que irão compor a tese a ser defendida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMARGO, MARIA GABRIELA G.; SCHAEFER, H. MARTIN; HABERMANN, GUSTAVO; CAZETTA, ELIANA; SOARES, NATALIA COSTA; MORELLATO, LEONOR PATRICIA C. Bicolored display of Miconia albicans fruits: Evaluating visual and physiological functions of fruit colors. AMERICAN JOURNAL OF BOTANY, v. 102, n. 9, p. 1453-1461, SEP 2015. Citações Web of Science: 3.
CAMARGO, MARIA GABRIELA G.; CAZETTA, ELIANA; MORELLATO, LEONOR PATRICIA C.; SCHAEFER, H. MARTIN. Characterizing background heterogeneity in visual communication. BASIC AND APPLIED ECOLOGY, v. 15, n. 4, p. 326-335, 2014. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.