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A difusão e as transformações no pensamento de Ovide Decroly (1907 a 1961) em seu processo de apropriação no interior do movimento da educação nova no Brasil

Processo: 12/24183-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Alessandra Arce Hai
Pesquisador Anfitrião: Marc Depaepe
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Leuven, Leuven (KU Leuven), Bélgica  
Assunto(s):História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apropriações | Decroly | História das Idéias Pedagógicas | Pedagogização | história da educação

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem por objetivo apreender, compreender, conhecer quem foi Ovide Decroly e como suas ideias foram produzidas, ao mesmo tempo analisar como as mesmas foram apropriadas, divulgadas e transformadas no interior do Movimento das Escolas Novas no Brasil em especial no Estado de São Paulo. Para atingir os objetivos aos quais nos propomos partimos do pressuposto de que deveremos ser capazes de compreender, apreender e conhecer quem foi Ovide Decroly e o significado de suas ideias educacionais. Ao mesmo tempo também precisamos ser capazes de explicar quando e como as ideias de Decroly entraram no Brasil, quais eram as condições sócio-históricas e culturais da sua chegada. Que papel estas ideias foram chamadas a desenvolver no interior da sociedade brasileira e, por fim, quais foram as transformações por elas sofridas, ou não, para se fazerem presentes e serem aceitas no cenário educacional brasileiro. Para tanto a periodização proposta 1901 a 1962 procura abarcar o período de produção do próprio autor entre a abertura do seu Instituto para a Educação Especial (1901) na Bélgica e, um período de 30 anos após seu falecimento (1932). Para efeitos desta pesquisa serão utilizados os artigos de dois periódicos:"Educação" (órgão da diretoria-geral da Instrução Pública e da Sociedade de Educação de São Paulo- 1927-1930), "Escola Nova", segunda fase da Revista Educação - 1930-1931); "Educação" novamente (1931-1932); "Revista de Educação" (1933-1943); "Educação" (1944-1947) e por fim novamente "Revista de Educação" (1951-1961) e; Revista da Escola Normal de São Carlos (1916- 1923) - Fundada pelos professores da Escola Normal Secundária de São Carlos/SP, seu intuito era servir de fonte informativa para orientação do ensino neste Instituto Pedagógico. A metodologia a ser utilizada basear-se-á nos conceitos de apropriação, pedagogização como definidos por Antonio Novoa e Marc Depaepe. (AU)

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