Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do perfil agonístico de machos na escolha de parceiros em fêmeas de tilápia-do-nilo

Processo: 12/06565-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Percilia Cardoso Giaquinto
Beneficiário:Marina Borges de Sá
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Seleção sexual   Agressividade animal   Feromônios   Peixes   Tilápia-do-Nilo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agressividade | Comunicação Química | feromônios | Hierarquia de dominância | Peixes | Seleção sexual | comunicação animal via feromônios

Resumo

A seleção favorece fêmeas que acessam informações confiáveis sobre a qualidade genética dos machos. As fêmeas podem escolher características fenotípicas, incluindo as exibições de corte, coloração, ornamentos nupciais, feromônios, tamanho do corpo e qualidade do território. Por outro lado, a seleção por meio de competição de recursos ocorre, com maior frequência, entre machos, sendo as interações agressivas o tipo mais comum de competição. Apesar de estudos mostrarem que fêmeas preferem machos dominantes, pode não ser adaptativo que fêmeas escolham machos muito agressivos. Assim, espera-se que as fêmeas façam uma avaliação mais fina da qualidade do macho, não escolhendo machos extremamente agressivos. A tilápia do Nilo mostra-se um animal apropriado para testar este dilema, pois apresenta hierarquia de dominância, onde machos dominantes defendem território, constroem ninho, cortejam as fêmeas e possuem prioridade de acesso ao acasalamento. Apesar da tilápia utilizar a visão como importante via de transferência de informação entre machos e fêmeas, também utiliza amplamente a comunicação química para informar/acessar posição social e características relacionadas à fitness, como por exemplo, estado nutricional de machos. Assim, testaremos se fêmeas selecionam, por meio de pistas químicas, o perfil agressivo dos machos, escolhendo machos dominantes mais ou menos agressivos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSI, V. S.; DE SA, M. BORGES; SUGIHARA, V. S.; DE MELLO, I. M.; GIAQUINTO, P. C.. Effect of male aggressivity profile on female chemical choice in Nile tilapia. JOURNAL OF ETHOLOGY, v. 37, n. 3, p. 335-342, . (12/06565-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.