Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dò desenvolvimento dè tromboflebite jugular Èm equinos apresentando afecção gastrointestinal e submetidos à laparotomia

Processo: 12/12746-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Deborah Penteado Martins Dias
Beneficiário:Gabriel Luiz Montanhim
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ultrassonografia   Tromboflebite   Cólica   Laparotomia   Equinos

Resumo

Equinos apresentando enfermidades gastrointestinais e sepse, podem desenvolver coagulopatias que costumam ser de gravidade proporcional à severidade da lesão encontrada. Os cuidados pós-operatórios nos animais submetidos à laparotomia para o tratamento de lesões gastrointestinais, é frequentemente intensivo e, necessita da manutenção prolongada de cateteres implantados na veia jugular para a administração de fluidos e fármacos. Se estes equinos apresentarem coagulopatias, em associação com o trauma e inflamação na parede da veia jugular causados, respectivamente, pela implantação e manutenção prolongada de cateteres intravenosos, estes animais apresentarão um alto risco de desenvolvimento de tromboflebite da veia jugular. O presente trabalho busca avaliar ultrassonograficamente o fluxo sanguíneo das veias jugulares, bem como a presença de tromboflebite, em equinos apresentando obstrução intestinal de ocorrência clínica submetidos à laparotomia. Serão avaliados 15 equinos apresentando síndrome cólica atendidos e operados na rotina do Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel" da FCAV/Unesp. As avaliações ultrassonográficas das veias jugulares serão realizadas em cinco momentos a saber: admissão, 24 horas, 48 horas e 72 horas após a cirurgia e na alta do paciente. Procura-se relacionar a enfermidade gastrointestinal apresentada com o desenvolvimento de tromboflebite jugular no período pós-cirúrgico, quando em tratamento intensivo, os animais serão mantidos com um cateter implantado na veia jugular.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIEL L. MONTANHIM; MARIA C. TONI; SAMUEL S. SOUSA; YURI S. BONACIN; GABRIELA M. BUENO; TIAGO J.C. MÓDOLO; AUREO E. SANTANA; DEBORAH P.M. DIAS. Tromboflebite jugular em equinos submetidos à laparotomia para o tratamento de afecção gastrointestinal. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 38, n. 5, p. -, Maio 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.