Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização de sistemas líquido-cristalinos para incorporação do trans-resveratrol: ensaios de permeação cutânea in vitro e avaliação da eficácia in vivo

Processo: 12/16956-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Marlus Chorilli
Beneficiário:Andressa Terumi Fujimura
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo   Nanotecnologia farmacêutica

Resumo

A exposição diária da pele à radiação ultravioleta pode causar dano direto ao DNA e ocasionar a proliferação de espécies reativas de oxigênio (EROs), conduzindo ao desequilíbrio entre estes radicais livres e as enzimas antioxidantes presentes na epiderme, como a superóxido dismutase (SOD), a catalase (CAT) e a glutationa peroxidase (GPx). Este desequilíbrio leva a um estado definido como estresse oxidativo, o qual pode ser adiado e até mesmo tratado por meio da utilização de produtos com propriedades antioxidantes. Pesquisas têm demonstrado vários efeitos benéficos do trans-resveratrol (RES) à saúde humana, dentre eles a sua ação antioxidante e anti-infllamatória, podendo ser um importante aliado na prevenção e no tratamento de desordens cutâneas, como, envelhecimento cutâneo, hiperpigmentação e carcinogênese. Entretanto, algumas de suas propriedades físico-químicas, como a limitada solubilidade aquosa, dificultam sua eficiência terapêutica cutânea, uma vez que possui baixa penetração na pele. Dessa forma, a utilização de sistemas de liberação nanoestruturados para administração cutânea do RES, como os sistemas líquido-cristalinos (SLC), seria extremamente viável, a fim de localizar o princípio ativo em seu sítio de ação, modulando sua ação e reduzindo possíveis efeitos colaterais, além de aumentar a sua penetração através do estrato córneo. Os objetivos deste trabalho são desenvolver SLC para incorporação do RES e caracterizá-los por meio de microscopia de luz polarizada, espalhamento de raios-X de baixo ângulo (SAXS) e reologia. Serão realizados ensaios de liberação, retenção e permeação in vitro empregando pele de modelo animal. Posteriormente, será verificada a eficácia in vivo em modelo de estresse oxidativo cutâneo induzido por radiação UVB.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUJIMURA, ANDRESSA T.; MARTINEZ, RENATA M.; PINHO-RIBEIRO, FELIPE A.; LOPES DIAS DA SILVA, AMELIA M.; BARACAT, MARCELA M.; GEORGETTI, SANDRA R.; VERRI, JR., WALDICEU A.; CHORILLI, MARLUS; CASAGRANDE, RUBIA. Resveratrol-Loaded Liquid-Crystalline System Inhibits UVB-Induced Skin Inflammation and Oxidative Stress in Mice. Journal of Natural Products, v. 79, n. 5, p. 1329-1338, MAY 2016. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FUJIMURA, Andressa Terumi. Desenvolvimento e caracterização de sistemas líquido cristalinos para incorporação do trans-resveratrol : ensaios de permeação cutânea in vitro e avaliação da eficácia in vivo. 2014. 132 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Farmacêuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.