Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do exercício físico e da terapia laser de baixa intensidade na osteoartrite de joelho induzida por transecção do ligamento cruzado anterior em ratos

Processo: 12/20145-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Claudia Muniz Renno
Beneficiário:Lívia Assis Garcia
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Exercício físico   Cartilagem   Osteoartrite

Resumo

A osteoartrite (OA) é uma das causas mais comuns da limitação funcional e sua prevalência tem aumentado nas últimas décadas. Assim, o desenvolvimento de estratégias terapêuticas que visem amenizar o dano e prevenir sua evolução torna-se importantes para a reabilitação. A constatação terapêutica do exercício físico de intensidade moderada e da aplicação da terapia laser de baixa intensidade (LLLT- Low-Level Laser Therapy) no tratamento clínico da OA é atualmente bastante conhecida, contudo as vias de sinalização acionadas por estes recursos permanecem incertas. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos do exercício físico aeróbio moderado, da terapia laser de baixa intensidade e da associação de ambos sobre a cartilagem articular de joelho de ratos submetidos a um modelo experimental de osteoartrite induzida através da secção do ligamento cruzado anterior (TLCA). Serão utilizados 50 ratos da linhagem Wistar, machos, separados em 5 grupos (n=10): controle (C); osteoartrítico (O); osteoartrítico e exercício (OE); osteoartrítico irradido com LLLT (OL); osteoartrítico exercício e irradiados com LLLT (OEL). Os tratamentos serão realizados 2 semanas após cirurgia. O protocolo de exercício aeróbio será em esteira ergométrica (velocidade de 16 m/mim; 50 mim; 3 vezes por semana) durante 8 semanas. Será utilizado um laser AsGaAl (contínuo; » =808 nm; P=30 mW; área do feixe = 0.00785 cm2; t=47 s; D=10 J/cm2; E=1.4 J; irradiância=3.8 mW/cm2), 3 vezes por semana e/ou após sessões de treinamento em 2 pontos de cada pata traseira (linha articular medial e lateral). Para avaliação e comparação dos efeitos dos tratamentos serão realizadas análises morfológicas e morfométrica da cartilagem (celularidade, espessura, densidade de condrócitos, conteúdo de proteoglicanas e colágeno), análises de peroxidação lipídica (TBARS), produção de NO (Reação de Griess) e citocinas inflamatórias plasmáticas (ELISA), expressão protéica de IL-1², TNF-±, MMP-13, caspase-3 e SOD. Espera-se que os resultados deste projeto tragam significativa contribuição na elucidação dos mecanismos de ação acionados pelo exercício físico aeróbio moderado, da LLLT e a associação de ambos na OA, otimizando assim, a utilização de recursos seguros e eficazes na reabilitação de desordens degenerativas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSIS, LIVIA; TIM, CARLA; MAGRI, ANGELA; FERNANDES, KELLY ROSSETTI; VASSAO, PATRICIA GABRIELLI; MUNIZ RENNO, ANA CLAUDIA. Interleukin-10 and collagen type II immunoexpression are modulated by photobiomodulation associated to aerobic and aquatic exercises in an experimental model of osteoarthritis. Lasers in Medical Science, v. 33, n. 9, p. 1875-1882, DEC 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.