Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do extrato aquoso de erva-mate (Ilex paraguariensis) durante a diferenciação in vitro em linhagem osteogênica de células-tronco mesenquimais da medula óssea de Ratos Wistar

Processo: 12/20547-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Sandra Helena Penha de Oliveira
Beneficiário:Victor Gustavo Balera Brito
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Fator de necrose tumoral alfa   Osteoblastos   Células-tronco mesenquimais

Resumo

A osteoporose é uma doença osteometabólica principalmente caracterizada pelo aumento da porosidade óssea com redução da densidade mineral óssea. Epidemiologicamente significante, esta patologia tem apresentado prevalência cada vez mais alta no mundo, fato que pode ser explicado por uma maior expectativa de vida das pessoas, com base nisso, a osteoporose vem preocupando entidades mundiais de saúde pública. Os tratamentos atuais dividem-se em terapias anabólicas, que visam o aumento da formação óssea, ou terapias anti-reabsortivas, as quais diminuem a reabsorção da matriz óssea. Estudos têm mostrado propriedades terapêuticas no consumo da erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil. var paraguariensis), efeitos como atividade hipolipidêmica, redução de peso e atividade anti-inflamatória foram evidenciados. Mais recentemente, melhorias na densidade da matriz óssea em mulheres na fase pós-menopausa foram associadas ao consumo da infusão de erva-mate, contudo são ausentes na literatura estudos in vitro que descrevam os efeitos da Ilex paraguariensis na biologia óssea. Visto isso, o objetivo do presente estudo será avaliar o efeito direto do extrato solúvel de Ilex paraguariensis durante a diferenciação de células-tronco mesenquimais do estroma da medula óssea de ratos Wistar jovens em linhagem osteogênica. Para tanto, diferentes concentrações do extrato da Ilex paraguariensis serão adicionados ao meio de cultura contendo os indutores osteogênicos clássicos (acido ascórbico, ²-glicerofosfato e dexametasona), o qual será utilizado para os ensaios de diferenciação osteogênica onde serão avaliados os seguintes parâmetros: proliferação celular, proteína total, fosfatase alcalina e mineralização. Além disso, a dosagem de TNF-alfa, uma citocina pró-inflamatória, será realizada para avaliar as possíveis propriedades imunomoduladora do extrato.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALERA BRITO, VICTOR GUSTAVO; CHAVES-NETO, ANTONIO HERNANDES; DE BARROSA, THAMINE LANDIM; PENHA OLIVEIRA, SANDRA HELENA. Soluble yerba mate (Ilex Paraguariensis) extract enhances in vitro osteoblastic differentiation of bone marrow-derived mesenchymal stromal cells. Journal of Ethnopharmacology, v. 244, NOV 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.