Busca avançada
Ano de início
Entree

Minha língua materna como língua estrangeira: reflexão sobre o processo de formação de professores de português como língua estrangeira

Processo: 12/21533-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos
Beneficiário:Simone Bayeux Delvecchio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem de língua estrangeira   Formação de professores   Entrevista   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formação do professor | português língua estrangeira | Ensino de Línguas

Resumo

O presente estudo tem como objetivos refletir sobre o processo de formação de professores de Português Língua Estrangeira (PLE), no contexto de um Centro de Línguas, a partir de nossa experiência como professora-estagiária. Para tanto, nos propomos a descrever essa experiência de ensino/aprendizagem de PLE no contexto do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da UNESP de Assis, a fim de propor, como contribuição para o processo em questão, uma reflexão sobre práticas e construção de saberes que possam vir a subsidiar o ensino de PLE em outros contextos. Dessa forma, esse projeto baseia-se nas seguintes perguntas de pesquisa: a) como os alunos de Letras, professores em formação, veem o ensino de PLE; b) que dificuldades se apresentam durante o processo; c) que recursos e estratégias são utilizados para transpor essas dificuldades. Como instrumento de coleta de dados, utilizaremos as gravações das reuniões de orientação de língua (com a docente responsável pelo projeto), gravações de aulas de PLE no CLDP, atividades reflexivas registradas em diários, entrevistas e questionários, os quais serão analisados a partir de uma abordagem comunicativa e intercultural para o ensino de línguas e sob a perspectiva da pesquisa narrativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)