Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da segurança e eficácia de extrato de soja biotransformado em cultura celular de fibroblastos

Processo: 12/23271-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Maria Regina Torqueti
Beneficiário:Caroline Inácio Bianchi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Produtos naturais   Citotoxicidade   Cultura de células   Fibroblastos   Biotransformação   Isoflavonas   Aspergillus

Resumo

O desenvolvimento sócio - econômico de muitos países tem proporcionado um aumento da expectativa de vida da população mundial, especialmente para mulheres na pós-menopausa. Após o início da menopausa, as mulheres apresentam diferentes manifestações corporais e comportamentais, dentre elas, alterações de pele que afetam a qualidade de vida das mesmas. A literatura aponta que a terapia de reposição hormonal (TRH) diminui o aparecimento de rugas profundas e aumenta a espessura da pele. Entretanto dois grandes estudos (HERS e WHI) alertaram para seus efeitos adversos: o aumento da incidência de câncer de mama e de endométrio e de doenças tromboembólicas. Na busca por terapias alternativas à TRH, as pesquisas apontam para os efeitos dos fitoestrógenos (FEs), pois apresentam potencial efeito estrogênico e são estruturalmente similares aos estrógenos dos mamíferos e seus metabólitos. Entre os FEs, as isoflavonas extraídas da soja demonstram aumentar a espessura da derme e epiderme e o conteúdo de colágeno da pele, após administração por via oral. No laboratório de Controle da Qualidade de Medicamentos e Cosméticos desta instituição, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Maria José Vieira Fonseca, foi produzida uma preparação de soja biotransformada pelo fungo Aspergillus awamori, que em resultados preliminares demonstrou potencial atividade antitumoral e indutora da formação de osteoblasto, parâmetros relevantes para a fase de menopausa. Diante deste cenário aventou-se a hipótese desta preparação de soja biotransformada promover efeitos estrogênicos na pele. Entretanto, para viabilizar o estudo desta hipótese serão necessários ensaios preliminares que demonstrem a atividade citotóxica deste extrato de soja biotransformado em cultura de células de fibroblastos. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar a atividade citotóxica deste extrato de soja em dois modelos de cultura de células de fibroblastos, o que permitirá comparar os resultados obtidos nos modelos de estudo avaliados.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEZERRA, PATRICIA HELOISE ALVES; STOCCO, BIANCA; BIANCHI, CAROLINE INACIO; BIANCHINI, FRANCINE; FIGUEIREDO, SONIA APARECIDA; FONSECA, MARIA JOSE VIEIRA; TORQUETI, MARIA REGINA. oybean extract modified by Aspergillus awamori stimulates a greater collagen-I synthesis in the intracellular matrix of human fibroblast. Journal of Cosmetic Dermatology, v. 21, n. 3 JUN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.