Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteração do período de reprogramação epigenética das células germinativas primordiais de rato e influência de sua alteração na expressão do marcador de pluripotência SSEA1

Processo: 12/25087-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Taiza Stumpp Teixeira
Beneficiário:Isabelle Hernandez Cantão
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos   Pluripotência   Embrião

Resumo

As células germinativas são as precursoras dos gametas. Durante curto período do seu desenvolvimento, as células germinativas primordiais (CGP) passam por um processo de reprogramação epigenética, quando a metilação do DNA é praticamente toda eliminada e elas adquirem características de pluripotência temporariamente. Durante esta fase, elas são capazes de derivar células tronco in vitro. Embora estes fenômenos venham sendo bastante descritos em camundongo, não há informações sobre estes fenômenos no rato. Nosso grupo vem demonstrando que o desenvolvimento das células germinativas de rato apresentam importantes diferenças com relação ao camundongo e semelhanças com humanos, indicando a importância do rato como modelo para estudos sobre o desenvolvimento dessas células. Uma das grandes diferenças entre as CGP de rato e camundongo é a dificuldade de obtenção de células tronco a partir das CGP de rato. Baseado em dados obtidos em nosso laboratório, sugerimos que esta dificuldade se deve a diferenças no período de reprogramação epigenética das CGP entre essas duas espécies. Assim, o objetivo deste estudo é alterar o período de reprogramação epigenética das CGP de rato, buscando prolongar o período em que essas células apresentam características de pluripotência. Para isto, fêmeas prenhes serão tratadas com 5' Aza-deoxicitidina (5' Aza) aos 12dpc. Serão investigados o período de reprogramação epigenética e a expressão do gene Ssea1, que parece ser fundamental para a geração das células tronco pluripotentes a partir das CGP. Este estudo pode fornecer dados para facilitar a obtenção de células tronco in vitro a partir das CGP de rato.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANTAO, ISABELLE HERNANDEZ; TESSER, RENATO BORGES; STUMPP, TAIZA. An Initial Investigation of an Alternative Model to Study rat Primordial Germ Cell Epigenetic Reprogramming. BIOLOGICAL PROCEDURES ONLINE, v. 19, AUG 3 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.