Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização morfológica e molecular de populações de Phormidiaceae (Oscillatoriales, Cyanobacteria)

Processo: 13/00829-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Luis Henrique Zanini Branco
Beneficiário:Náthali Maria Machado de Lima
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cianobactérias

Resumo

As cianobactérias são dotadas de grande plasticidade ecológica e estão adaptadas aos mais diversos ambientes e regiões geográficas, constituindo o maior grupo de procariontes fotossintetizantes oxigênicos. Os organismos que integram a família Phormidiaceae são bastante frequentes, abundantes e diversificados, ocorrendo em uma grande variedade de habitats (aerofíticos, marinhos, dulcícolas lênticos e dulcícolas lóticos). A morfologia relativamente simples dos organismos e a plasticidade morfológica associada a fatores ambientais tornam confusa a distinção taxonômica dentro da família, sendo necessárias investigações para melhor definição e caracterização de gêneros e espécies. Tradicionalmente, as cianobactérias têm sido classificadas basicamente utilizando-se critérios morfológicos, mas esses dados têm se mostrado pouco adequados para inferir classificações e outras abordagens passaram a ser integradas, com destaque para os dados moleculares. Neste estudo, pretende-se colaborar com o conhecimento e caracterização de populações de Phormidiaceae encontradas em território brasileiro com base em informações morfológicas e em avaliações moleculares. Parte do material a ser estudado encontra-se disponível na coleção de culturas de cianobactérias do Laboratório de Biologia Ecologia e Taxonomia de Algas (IBILCE/UNESP) e coletas adicionais em diferentes tipos de habitats (troncos de árvores, rochas, fundos de rios e riachos, plâncton de represas e reservatórios, entre outros) estão previstas neste projeto. O material coletado será estudado segundo sua morfologia e características moleculares, baseadas no gene RNAr 16S e na região espaçadora interna transcrita (ITS) 16S-23S Nos locais de coleta, serão tomados dados físicos e químicos para a caracterização dos habitats e essas informações ecológicas serão incorporados às análises taxonômicas. Espera-se que os resultados obtidos permitam a melhor caracterização das populações estudadas e que contribuam para o melhor conhecimento da diversidade e das relações filogenéticas em Phormidiaceae. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO-DE-LIMA, NATHALI MARIA; MARTINS, MARIELLEN DORNELLES; BRANCO, LUIS H. Z. Description of a tropical new species of Wilmottia (Oscillatoriales, Cyanobacteria) and considerations about the monophyly of W-murrayi. PHYTOTAXA, v. 307, n. 1, p. 43-54, MAY 19 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.