Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de hormônios esteroidais nos níveis de expressão e localização das ADAMTS-1, 4 e 9 em células derivadas de tumores de ovário

Processo: 13/01092-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Vanessa Morais Freitas
Beneficiário:Maíra de Assis Lima
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/07699-1 - Protease ADAMTS-1 influenciando o comportamento e o microambiente do câncer de mama, AP.JP
Assunto(s):Matriz extracelular   Hormônios esteroides gonadais   Ovário

Resumo

Os hormônios sexuais modulam diversas atividades no câncer, influenciando desde o processo de tumorigênese, crescimento celular e metástase. As ADAMTS´s (a disintegrin and metalloproteinase with thrombospondin motifs ou adamalysin-thrombospondin) são proteases secretadas e que estão envolvidas em funções como o processamento de colágeno em procolágeno N-proteinase, clivagem dos proteoglicanos da matriz e angiogênese. Nosso objetivo é avaliar se os níveis de expressão das ADAMTS 1, 4 e 9 (mRNA e proteína)e sua localização subcelular são alterados na presença dos hormônios sexuais estrógeno, progesterona e testosterona em linhagens celulares derivadas de tumores de ovário com diferentes graus de malignidade, e verificar se na presença destes hormônios as linhagens aumentam ou diminuem sua capacidade de invasão. As linhagens NIH-OVCAR-3 e ES-2, após etapas de proliferação e preparação adequada, serão tratadas com concentrações dos hormônios Progesterona, Estrógeno ou Testosterona. Os níveis de ADAMTS (mRNA) serão analisados por qPCR. Os valores derivados da fluorescência obtida por qPCR serão submetidos à análise estatística com Anova e as diferenças serão consideradas estatisticamente significantes para pd 0,05. Os níves de ADAMTS (proteína), obtidos do lisado total, serão analisados por imunoblot. Os valores obtidos da área de cada uma das bandas serão submetidos à mesma análise estatística descrita anteriormente. Para a identificação subcelular das proteases nas linhagens celulares será utilizada a técnica de imunofluorêscencia.Para a avaliar se os hormônios esteroidais levam a um aumento ou diminuição da capacidade de invasão das linhagens de câncer de ovário será realizado um ensaio de invasão, onde as células serão colocadas frente a cada um dos hormônios de forma individual e esta será comparada a uma amostra controle não tratada com o hormônios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, SUELY V.; LIMA, MAIRA A.; CELLA, NATHALIE; JAEGER, RUY G.; FREITAS, VANESSA M. ADAMTS-1 Is Found in the Nuclei of Normal and Tumoral Breast Cells. PLoS One, v. 11, n. 10 OCT 20 2016. Citações Web of Science: 1.
LIMA, MAIRA ASSIS; DOS SANTOS, LILIANE; TURRI, JOSE ANTONIO; NONOGAKI, SUELY; BUIM, MARCILEI; LIMA, JOEMA FELIPE; VIANA PINHEIRO, JOAO DE JESUS; BUENO DE TOLEDO OSORIO, CYNTHIA APARECIDA; SOARES, FERNANDO AUGUSTO; FREITAS, VANESSA MORALS. Prognostic Value of ADAMTS Proteases and Their Substrates in Epithelial Ovarian Cancer. PATHOBIOLOGY, v. 83, n. 6, p. 316-326, 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.