Bolsa 13/01648-4 - Polimerização, Encapsulação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Encapsulação de pigmentos termocrômicos - termosensíveis pela técnica de Polimerização em Miniemulsão.

Processo: 13/01648-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Reinaldo Giudici
Beneficiário:Maria Magdalena Espinola Colmán
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/14619-5 - Encapsulação de pigmentos termocrômicos - termosensíveis pela técnica de polimerização em miniemulsão, BE.EP.PD
Assunto(s):Polimerização   Encapsulação   Metilmetacrilato   Estireno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Encapsulacao | estireno | Estireno-co-acrilato de n-butila | metacrilato de metila | pigmentos termocrômicos - termosensíveis | Polimerização em Miniemulsão | Polimerização

Resumo

Este projeto visa a obtenção de nanopatículas estruturadas a partir de poliestireno, polimetacrilato de metila e copolímero estireno-co-acrilato de n-butila que contenha pigmentos termocrômicos-termosensíveis na sua matriz. O principal objetivo deste trabalho é a encapsulação do pigmento na estrutura polimérica, promovendo uma maior interação entre o polímero e o pigmento, obtendo um produto inovador com características termocrômicas. Os pigmentos termocrômicos-termosensíveis se classificam como materiais inteligentes capazes de detectar estímulos no ambiente, neste caso, através da mudança da temperatura, ocorrendo uma mudança na cor do material. A técnica de polimerização em miniemulsão apresenta a vantagem das partículas poderem ser dispersas diretamente nas gotas de monômero se tornando encapsuladas quando as gotas da miniemulsão são polimerizadas. A análise da composição química do pigmento será realizada utilizando técnicas EDX, FTIR, a sua microestrutura e tamanho das partículas por meio de MEV, MET e DLS, respectivamente e o comportamento térmico utilizando análise termogravimétrica. Também, pretende-se melhorar o controle utilizando ferramentas espectrométricas como NIR e Raman para o acompanhamento em tempo real do processo de miniemulsão, identificando variações no tamanho da gota, assim como a taxa de conversão e composição do polímero ao longo da reação. Serão realizados testes utilizando diferentes surfactantes, co-estabilizadores e iniciadores a fim de obter uma boa estabilidade coloidal para a formação das nanopartículas poliméricas estáveis contendo o pigmento na sua morfologia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESPINOLA COLMAN, MARIA M.; VALDEZ, OMAR GARCIA; GEORGE, SEAN; CUNNINGHAM, MICHAEL F.; DA COSTA LAQUA, LETICIA ALVES; GIUDICI, REINALDO. Preparation of Thermochromic Films from Latexes Made by Miniemulsion Polymerization. MACROMOLECULAR REACTION ENGINEERING, v. 13, n. 3, . (13/01648-4, 14/14619-5)