Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização fisiológica e do perfil de expressão gênica do transporte de nitrato durante a aquisição e remobilização em cana-de-açúcar (saccharum spp.)

Processo: 13/02702-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Antonio Vargas de Oliveira Figueira
Beneficiário:Luís Henrique Damasceno Serezino
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Absorção   Biologia molecular

Resumo

O crescente aumento da produtividade da agricultura moderna, somado a alta demanda de fontes renováveis de energia, tem levado ao uso indiscriminado de fertilizantes nitrogenados, gerando impactos negativos ao ambiente. Assim, fica evidente a necessidade de melhorar a eficiência na aplicação e o uso de fertilizantes nitrogenados pelas culturas. No Brasil, a cana-de-açúcar apresenta grande destaque, tanto pelo seu impacto econômico quanto pela sua área plantada. Comparada a outras culturas, a eficiência do uso de nitrato pela cana-de-açúcar como fonte inorgânica de N é baixa, sendo que as causas fisiológicas e genéticas dessa reduzida resposta ainda não são totalmente conhecidas. O presente projeto objetiva caracterizar o processo de absorção de nitrato em raízes de cana-de-açúcar, bem como sua regulação em relação ao status de N da planta e às fontes inorgânicas de N (amônio e nitrato) e caracterizar o transporte e remobilização de nitrato e N derivado de nitrato na parte aérea através de estudos de cinética de absorção e redistribuição de 15N. A caracterização do perfil transcricional dos genes da família NRT/PRT (NITRATE TRANSPORTERS/ PEPTIDE TRANSPORTERS) que codificam os transportadores de membrana de nitrato em plantas será relacionada com os dados obtidos quanto à absorção e transporte de nitrato pelas plantas de cana-de-açúcar.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SEREZINO, Luís Henrique Damasceno. Caracterização fisiológica e transcricional dos processos de aquisição e remobilização de nitrato em cana-de-açúcar (Saccharum spp.). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.