Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos da curcumina sobre a hepatotoxicidade induzida pelo mercúrio em células humanas HepG2

Processo: 13/02922-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Lusânia Maria Greggi Antunes
Beneficiário:Fabio Henrique Villa Pinto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensaio cometa   Antioxidantes   Hepatotoxicidade   Genotoxicidade   Curcumina

Resumo

Os estudos experimentais e as evidências epidemiológicas têm demonstrado que o consumo de dietas ricas em alimentos de origem vegetal, principalmente aqueles com grandes concentrações de componentes bioativos encontrados em frutas e vegetais, apresenta propriedades de manutenção da saúde e menores riscos de desenvolvimento de doenças crônicas. Contudo, os processos bioquímicos e moleculares responsáveis pelos efeitos protetores ainda não estão completamente esclarecidos. A curcumina tem sido extensivamente investigada em estudos clínicos e pré-clínicos, quanto aos seus possíveis efeitos protetores em doenças pulmonares, neurológicas, desordens metabólicas, doenças cardiovasculares, autoimunes e inúmeras doenças crônicas. Os efeitos da exposição simultânea aos metais de transição e aos antioxidantes da dieta, entre eles a curcumina, com o objetivo de redução da toxicidade dos metais, é uma possível estratégia de promoção da saúde que ainda necessita de mais investigações. A neurotoxicidade e a nefrotoxicidade geralmente constituem os aspectos melhores estudados e compreendidos da toxicidade do mercúrio, entretanto a hepatoxicidade também se apresenta como um fenômeno relevante. O objetivo deste estudo é a avaliação dos possíveis efeitos protetores da curcumina sobre a hepatotoxicidade induzida pelo mercúrio em células humanas HepG2, com a análise de instabilidade genômica pelo ensaio do cometa, quantificação de mercúrio e de GSH/GSSH nas células, viabilidade celular e expressão de RNAm de genes relacionados com a indução de danos no DNA pelo PCR-Array.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Fabio Henrique Villa. Avaliação dos efeitos da curcumina sobre a hepatotoxicidade induzida pelo mercúrio em células humanas HepG2. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.