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Calangos: um jogo computacional para ensino e aprendizagem em evolução e ecologia

Processo: 13/05243-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Leandro Nunes de Castro Silva
Beneficiário:Almiro Carvalho Junior
Instituição Sede: Escola de Engenharia (EE). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/08515-1 - Calangos: um jogo computational para ensino e aprendizagem de evolução e ecologia, AP.R
Assunto(s):Jogos educativos   Jogos eletrônicos   Jogos de simulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calangos | Computação Natural | jogos educativos | Unity3D | Jogos Educativos

Resumo

Jogos computacionais vêm se tornando um setor econômico cada vez mais atrativo. Em 2008 chegou a movimentar 48 bilhões de dólares no mundo e, mesmo em épocas de crise financeira, houve crescimento significativo nesse mercado no Brasil e em outros países. Grande parte desse mercado é voltado para o lazer e o entretenimento. Contudo, uma área na qual a utilização de jogos eletrônicos vem sendo cada vez mais explorada é a educação. Neste contexto, os jogos eletrônicos educativos permitem que a escola também se ajuste às novas gerações de estudantes, cuja experiência é fortemente marcada por recursos como o computador, a Internet, os jogos eletrônicos, em vez de apenas demandar dos estudantes que se ajustem a ela. Ao jogar, crianças e adolescentes dedicam grande esforço intelectual e apresentam um alto nível de aprendizado das regras e estratégias envolvidas. Trata-se, pois, de buscar explorar uma ferramenta de mediação da experiência dos estudantes que já traz consigo grande potencial em termos de engajamento cognitivo e aprendizado, no contexto do ensino e aprendizagem de conteúdos específicos. Desta perspectiva, jogos e, em particular, jogos eletrônicos se mostram adequados à complementação das atividades curriculares de sala de aula. Calangos é um jogo de uso livre e código aberto, que teve seu desenvolvimento inicial entre os anos de 2006 e 2010 por uma equipe interdisciplinar, formada por pesquisadores da UFBA (das áreas da biologia e da pesquisa em ensino de ciências), da UEFS (da área de computação) e do Mackenzie (da área de computação), com financiamento da FINEP (chamada pública MCT/FINEP/MEC - Jogos Eletrônicos Educacionais 02/2006). O jogo tem grande potencial no que diz respeito à melhoria, no nível médio de escolaridade, do ensino de ecologia e evolução, dois assuntos que têm importância central na educação para a cidadania e a tomada de decisões socialmente responsáveis. Ele é baseado na modelagem de um caso ecológico real, situado no contexto das Dunas do Médio São Francisco, no estado da Bahia, investigado por pesquisadores brasileiros, e tem como personagens principais três lagartos endêmicos desse ecossistema, dos gêneros Tropidurus, Eurolophosaurus e Cnemidophorus. Logo, o jogo Calangos traz em si a vantagem, em termos educacionais, de que se baseia em um ecossistema real e bem característico do nordeste brasileiro. Essa inspiração em um caso ecológico real visa, principalmente, criar situações autênticas e significativas para os alunos, um requisito importante para a aprendizagem, de acordo com as bases teóricas empregadas no desenvolvimento do jogo. Este jogo eletrônico educativo deve funcionar como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem de ecologia e evolução no nível médio de escolaridade. Assim, não se trata de um jogo de exposição direta de conteúdos a serem aprendidos pelo estudante-jogador, mas de aprendizagem decorrente da experiência na tentativa de resolver situações-problema. Para criar a situação-problema na qual os conceitos em foco de fato são relevantes, o jogo deve simular o cenário e sua dinâmica de forma a permitir que a estratégia de jogo desenvolvida pelo jogador melhore na medida em que ele compreende os conceitos e aplica o que aprendeu. Calangos é, então, um jogo de simulação e ação com visualização 3D em primeira ou terceira pessoa. Ele foi projetado para quatro fases, sendo que a primeira está em etapa de conclusão e disponível para download no sítio http://calangos.sourceforge.net/. Nela, o estudante-jogador atua como o personagem principal, um lagarto, cujo objetivo é sobreviver, desenvolver-se e reproduzir. Para alcançar os objetivos, os principais desafios que o jogador enfrenta dizem respeito à ecofisiologia (em particular, a regulação da temperatura corporal por meio do comportamento) e às relações ecológicas do personagem com o ambiente físico e com outros seres vivos do ecossistema, sobretudo predadores e presas. (AU)

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