Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de diferentes tempos de consolidação óssea de ratas normais e osteopênicas submetidas a imobilização

Processo: 13/02542-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Antônio Carlos Shimano
Beneficiário:Aline Goulart de Paiva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imobilização   Osteotomia   Biomecânica   Calo ósseo   Doenças ósseas metabólicas

Resumo

A osteoporose é um problema grave de saúde pública. Com o aumento da expectativa de vida da população, estima- se que em 2050 um total de 6,26 milhões de fraturas de colo do fêmur irão ocorrer decorrente da baixa densidade óssea em todo o mundo. O entendimento sobre a consolidação óssea em indivíduos osteoporóticos é essencial, uma vez que o tempo adequado de imobilização para estes pacientes ainda é desconhecido. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar os efeitos de diferentes tempos de imobilização sobre a consolidação óssea em ratos osteopênicos. Serão utilizadas 40 ratas Wistar, divididas em quatro grupos (SHAM2; GO2; SHAM6; GO6). Os animais dos grupos GO2 e GO6 serão submetidos à suspensão de cauda por tração esquelética por 3 semanas para instalação da osteopenia, já os grupos SHAM2 e SHAM6 não serão suspensos, porém mantidos em gaiolas por este período. Será realizada a osteotomia total da tíbia direita, e posteriormente à cirurgia os membros traseiros direitos serão imobilizados. Após o tempo de imobilização os animais serão eutanasiados e as tíbias direitas dissecadas e submetidas às análises densitométrica, mecânica e histomorfométricas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAIVA, A. G.; YANAGIHARA, G. R.; MACEDO, A. P.; RAMOS, J.; ISSA, J. P. M.; SHIMANO, A. C. Analysis of fracture healing in osteopenic bone caused by disuse: experimental study. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 49, n. 3 MAR 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.