Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da adição de nanopartículas de alumina a água no coeficiente de tranferência de calor durante a ebulição convectiva em microcanais

Processo: 13/02869-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Gherhardt Ribatski
Beneficiário:Tiago Augusto Moreira
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Nanofluidos   Transferência de calor   Ebulição convectiva

Resumo

Esta proposta de pesquisa de Iniciação Científica se insere em projetos aprovados junto à órgãos de fomento (CNPq, CAPES e FAPESP) que envolvem um estudo amplo da utilização de nanofluidos (solução de nanopartículas em um fluido base) em processos de evaporação no interior de microcanais. Ela também se contextualiza em uma série de auxílios FAPESP relacionados ao estudo da ebulição convectiva de fluidos puros em um único microcanal sob coordenação do orientador desta proposta. Em linhas gerais, a pesquisa envolverá o estudo experimental do efeito da concentração de nanopartículas de alumina no coeficiente de transferência de calor durante a ebulição convectiva de água deionizada em um tubo de diâmetro de 1,1 mm. Serão utilizadas nanopartículas de alumina (Óxido de alumínio) tipo gama com diâmetros médios de 20 nm e concentrações volumétricas de 0,01%, 0,1% e 0,5%. Possíveis alterações da superfície, devido a deposição de nanopartículas afetando a transferência de calor, serão investigadas através de microscopia eletrônica da superfície interna do tubo antes e após a realização dos ensaios. O nanofluido será preparado através do método de dois passos, no qual a solução de nanopartículas e água é submetida a um processo de agitação ultrassônica, dispensando, para o caso de concentrações reduzidas, a adição de estabilizantes e ácidos. O estudo experimental será realizado em bancada de testes que se encontra operacional, localizada no Departamento de Engenharia Mecânica da EESC-USP. Além do orientador, a equipe de pesquisa em nanofluidos no Departamento de Engenharia Mecânica conta ainda com um segundo aluno de IC com bolsa PIBIC, um pós-doutorando bolsista do CNPq (Processo no 504049/2012-7) e um doutorando bolsista FAPESP (Processo no 2011/13119-0) realizando estágio no Departamento de Ciência e Engenharia Nuclear do Massachusetts Institute of Technology - MIT.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, TIAGO AUGUSTO; DO NASCIMENTO, FRANCISCO JUILO; RIBATSKI, GHERHARDT; GRP, HEAT TRANSFER RES. An investigation of the effect of nanoparticle composition and dimension on the heat transfer coefficient during flow boiling of aqueous nanofluids in small diameter channels (1.1 mm). EXPERIMENTAL THERMAL AND FLUID SCIENCE, v. 89, p. 72-89, DEC 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.