Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem matemática da produção de enzimas celulolíticas por fungos filamentosos em fermentação submersa

Processo: 12/19271-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Aline Carvalho da Costa
Beneficiário:Lucas Gelain
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57873-8 - Um processo integrado para produção total de bioetanol e emissão zero de CO2, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Fermentação   Modelos matemáticos

Resumo

O desenvolvimento de processos para a utilização de matérias-primas lignocelulósicas continua a ser um grande desafio nos dias de hoje. Para converter biomassa a biocombustíveis ou outros produtos químicos precisa-se hidrolisar a celulose em glicose com altos rendimentos. Embora o emprego de hidrólise enzimática apresente vantagens significativas em relação a outros métodos, seu uso está limitado pelos altos custos de produção do complexo enzimático celulolítico. Para tornar viável a produção de etanol de segunda geração é imprescindível viabilizar a produção de enzimas celulolíticas. Para minimização de seus custos de produção, buscam-se microrganismos com maior produção de enzimas de interesse, bem como formas de otimizar a sua produção em larga escala, o que requer a disponibilidade de modelos matemáticos que permitam o entendimento dos fenômenos envolvidos e possam ser usados para scale-up e otimização das condições de operação. O objetivo deste trabalho é estudar a modelagem matemática da produção de celulase por fungos filamentosos. Para isso, ensaios experimentais serão realizados e um modelo matemático será proposto, tendo seus parâmetros cinéticos estimados usando técnicas de estimação não-linear.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GELAIN, LUCAS; DA CRUZ PRADELLA, JOSE GERALDO; DA COSTA, ALINE CARVALHO. Mathematical modeling of enzyme production using Trichoderma harzianum P49P11 and sugarcane bagasse as carbon source. Bioresource Technology, v. 198, p. 101-107, DEC 2015. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GELAIN, Lucas. Modelagem matemática da produção de enzimas utilizando Trichoderma harzianum em meio submerso e bagaço de cana-de-açúcar como fonte de carbono. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.