Busca avançada
Ano de início
Entree

Cosmologia com quasares e AGNs

Processo: 12/25503-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 19 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Luis Raul Weber Abramo
Beneficiário:Carolina Queiroz de Abreu Silva
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/00800-4 - O universo em 3-D: astrofísica com grandes levantamentos de galáxias, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):14/21148-9 - Separação estrelas/quasares e redshifts fotométricos de quasares em levantamentos com filtros estreitos: o papel de priors Bayesianos, BE.EP.MS
Assunto(s):Cosmologia (astronomia)   Quasares

Resumo

Acredita-se que quasares e AGNs habitam os centros de halos muito massivos. Seu bias depende fortemente do redshift, podendo alcançar bq~10 em z~5. Isso significa que eles possuem um grande potencial para mapear estruturas de larga escala. Os principais desafios são: i) como superar a quase degenerescência de quasares com diagramas em cor-cor e cor-magnitude, e como obter redshifts fotométricos (foto-z's) aceitáveis; ii) como levar em consideração a sistemática herdada do shot noise; e iii) como modelar apropriadamente a inclinação e verificar se existe uma dependência forte de escala no bias de quasares (especialmente para redshifts altos). Neste projeto, trabalharemos principalmente com o problema (i), no contexto de pesquisa do J-PAS, que planeja utilizar um filtro de banda estreita. Primeiramente, incluiremos quasares e AGNs no BPZ, um dos códigos de foto-z's mais utilizados. Testaremos o código com os catálogos SDSS e zCOSMOS, e caracterizaremos a pureza, completeza e qualidade dos foto-z's em diversos redshifts. Outro objetivo deste projeto é estudar os pontos (ii) e (iii), se o tempo permitir. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Carolina Queiroz de Abreu. Identificação e redshifts fotométricos para quasares do tipo-I com sistemas de filtros de bandas médias e estreitas. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.