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Análise da agenda da campanha de dilma roussef nas eleições de 2010

Processo: 12/24964-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Pesquisador responsável:Fernando Antônio Farias de Azevedo
Beneficiário:Raquel Moretti Luchesi
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Campanha eleitoral   Eleições (processo político)

Resumo

A televisão é o principal veículo de mídia do Brasil, isso se comprova, pois ela está presente em 96,9% (2012, PNAD) dos municípios brasileiros.Em períodos eleitorais a televisão exerce papel fundamental no processo da competição eleitoral, ela é responsável por aproximar a figura dos candidatos aos eleitores. Portanto o horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE) ocupa um papel essencial e central nesse cenário, pois direciona a propaganda eleitoral à grande maioria dos eleitores brasileiros, através da mídia televisiva.As características singulares apresentadas pela candidata à presidência da república do Brasil em 2010 ganharam destaque no cenário da ciência política. Dilma Roussef passava pelo seu primeiro pleito, e tentava ser a primeira mulher eleita a presidência do país.Atrelando esses dois pontos, a forma com que a campanha eleitoral da candidata foi elaborada, e os issues que foram abordados, tornam-se evidentes para o estudo do HGPE de sua eleição.A presente pesquisa visa avaliar quais foram os principais temas abordados no HGPE do primeiro turno da campanha da candidata eleita à presidência da república em 2010, a partir do conceito de issues, e analisá-los de forma quantitativa e qualitativa.

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