Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da imunidade cruzada e do controle na periodicidade da dengue

Processo: 13/01552-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Cláudia Pio Ferreira
Beneficiário:Thomas Nogueira Vilches
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/23986-9 - Modelo para a transmissão de dengue com dois sorotipos de vírus através de redes complexas, BE.EP.MS
Assunto(s):Epidemiologia   Biomatemática   Equações diferenciais   Modelos matemáticos   Controle de infecções   Dengue

Resumo

Este projeto prevê o estudo dos modelos matemáticos em dengue com o objetivo de discutir a influência dos parâmetros do modelo sobre a dinâmica das epidemias. Para isso será proposto um modelo de equações diferenciais ordinárias que descreve a transmissão da dengue na população humana quando há circulação de dois sorotipos do vírus. Serão feitas as análises de equilíbrio e estabilidade para o modelo proposto. Após isso, utilizando uma proximação de estado quase-estacionário, será proposta uma dinâmica de transmissão em uma rede complexa de Watts-Strogatz. Será analisado a influência da topologia da rede nas regiões de estabilidade dos pontos de equilíbrio do modelo de equações diferenciais ordinárias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILCHES, T. N.; ESTEVA, L.; FERREIRA, C. P. Disease persistence and serotype coexistence: An expected feature of human mobility. Applied Mathematics and Computation, v. 355, p. 161-172, AUG 15 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILCHES, Thomas Nogueira. Modelos matemáticos e computacionais para descrever a transmissão de dois sorotipos de vírus de dengue. 2015. 49 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.