Busca avançada
Ano de início
Entree

Fascismo e antiautoritarismo em Adorno.

Processo: 13/01056-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sinésio Ferraz Bueno
Beneficiário:Alcides Renofio Neto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fascismo   Teoria crítica

Resumo

O intuito deste trabalho é compreender os mecanismos psicológicos que caracterizam a personalidade autoritária e o fascismo segundo Adorno, bem como resgatar o projeto antiautoritário em sua desde seus escritos de exílio nos EUA na década de 1930 e 1940 e no seu retorno à Alemanha, a partir da década de 1950. A partir de um levantamento teórico das questões relativas ao fascismo enquanto fenômeno psicossocial da moderna sociedade industrial segundo a ótica adorniana, buscaremos investigar um projeto educativo, antiautoritário, apresentado ainda que de forma assistemática, em escritos como Educação & Emancipação (1971) e Liderança Democrática e Manipulação de Massas (1946). Pensador da corrente teórica identificada por Perry Anderson como marxismo-ocidental, Adorno conforma, juntamente com autores distintos como Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Jürgen Habermas, o quadro teórico geral do que compreendem os estudiosos da área (ex. Barbara Freitag, Rolf Wiggerhaus) como teoria crítica. Da mesma forma, atribuímos a nosso trabalho as mesmas prerrogativas essenciais da teoria crítica de Adorno e seu freudomarxismo, numa crítica simultaneamente sociológica e psicanalítica das relações sociais e fenômenos sociais próprios à sociedade industrial.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NETO, Alcides Renofio. Fascismo e antiautoritarismo em Adorno : os textos do exílio norte-americano. 2015. 90 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.